Carro branco elétrico

Os veículos elétricos já são uma realidade no Brasil?

20 Apr 2022

Os veículos elétricos já são uma realidade no Brasil?

Devido à urgência de reduzir gases poluentes e diminuir o impacto ambiental, os veículos elétricos já são realidade em muitos países, principalmente europeus, que propuseram como meta acabar com a venda de carros a combustão até 2035. 

 

No ano passado, a venda dos carros eletrificados aumentou quase 70% na Europa e pela primeira vez a venda desses veículos superou a venda de carros a diesel. Os elétricos representaram 20% do total vendido, enquanto os a diesel ficaram com 19%.

 

Os fatores responsáveis por essa mudança são, em geral, maiores investimentos, incentivos governamentais e maior oferta de modelos, além de leis mais rígidas contra emissões de gases estufa. 

 

Mas e no Brasil, como está a situação dos veículos elétricos? Existem incentivos ao uso de carro elétrico? Continue lendo e saiba mais!

 

A situação dos veículos elétricos no Brasil

 

Em 2021, a venda de carros elétricos no Brasil mais que triplicou, de acordo com dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Foram 2.860 emplacamentos, 257% a mais que em 2020.

 

Esse ano, a situação já começou ainda melhor: em janeiro, houve um crescimento de 93% em relação ao ano anterior, o que representa o melhor mês da série histórica de acordo com os dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). Já existem, atualmente, aproximadamente 79,8 mil veículos elétricos em circulação no país!

 

Um dos fatores que explica a popularização desse veículo no Brasil é o alto custo dos combustíveis dos carros convencionais. O diesel está sofrendo com preços exorbitantes, o que pode não ser rentável principalmente para frotas. Saiba mais sobre porquê os veículos elétricos podem custar menos no futuro.

 

Algumas cidades já estão tomando atitudes para incentivar o uso dos carros eletrificados, como é o caso do Paraná, que isenta os compradores desses veículos da cobrança de IPVA. O objetivo é fazer com que essa tecnologia seja mais acessível às pessoas e também diminuir as taxas de poluentes.

 

Recentemente, o Brasil deu mais um importante passo em direção a um futuro elétrico. O Senado aprovou um projeto que tem como finalidade debater iniciativas para incentivar o uso de veículos elétricos para a eletromobilidade do país. 

 

Essa aprovação foi celebrada pela ABVE, pois, segundo o presidente da associação, a Frente Parlamentar é decisiva para ajudar o país a retomar a liderança global nas políticas de transporte de baixa emissão. 

 

A Arval conta com frota de carros elétricos no portfólio

 

A Arval já se adequou à tendência da eletromobilidade e conta com frotas de carros 100% elétricos. E mais: facilitamos todo o processo para você porque sabemos que várias dúvidas podem surgir.

 

Realizamos uma consultoria “SMART” da sua frota e analisamos utilização, motorização, configuração, quilometragem e outros aspectos fundamentais para atender às suas necessidades. 

 

Além dos carros e de todo o suporte, disponibilizamos toda a infraestrutura de carregamento. Faça um teste gratuito para saber se essa é a solução que você precisa! 

 

Entre em contato com a Arval para mais informações:

Você possui frota própria?
Qual é o volume da sua frota atual:

Confirmo que li e estou de acordo com a política de privacidade

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.
Leia mais Mostre menos