Imagem de carro elétrico sendo carregado

Carros elétricos podem custar menos do que os movidos à gasolina?

9 Dec 2021

Conheça a frota de carros elétricos da Arval

Um novo termo para definir as melhores práticas empresariais tem se tornado famoso no mundo corporativo, o ESG ou “Environmental, Social and Governance“, que pode ser traduzido como a responsabilidade ambiental, social e governança. A adoção do ESG representa uma verdadeira mudança de paradigma nas relações entre as empresas e seus investidores, já que práticas tradicionalmente associadas à sustentabilidade passaram a ser consideradas como parte da estratégia financeira das empresas.

Nesse caminho, a emissão de gases como o CO2 têm ganhado ainda mais relevância e destaque tanto na mídia, quanto nas empresas, já que representa um dos principais da sociedade. Consequentemente, uma das soluções para o problema que tem se popularizando é a adoção de carros elétricos.

No entanto, esse tipo de substituição não é simples. Existem diversos fatores que impedem a rápida introdução dos elétricos no Brasil como: a adoção de etanol (que emite até 80% menos que a gasolina), o preço dos carros, a baixa quantidade de carregadores, modelos e etc.

Todavia, segundo um levantamento da Bloomberg New Energy Finance, demonstra que o preço desses veículos devem reduzir. Segundo a instituição, até 2026 modelos como hatches, sedãs médios e SUVs elétricos serão mais baratos do que carros movidos à gasolina. Entre os motivos para essa queda estão os incentivos dados pelas grandes potências para a redução de gases nocivos na atmosfera e a previsão de redução do custo das baterias.

Mas por que já pensar em uma frota corporativa elétrica? Existem outras vantagens além das emissões, veja abaixo.

 

Carros elétricos: Sustentabilidade e eficiência

Quando falamos em vantagens do veículo elétrico, logo vem à mente a questão ambiental. A utilização de uma energia limpa e renovável nas frotas veiculares implicará em uma redução significativa na emissão de gases causadores do efeito estufa na atmosfera, além de outros impactos ambientais ligados à exploração e refino do petróleo. Além disso, esses veículos trazem também vantagens no quesito financeiro e de performance.

Mesmo hoje -com modelos elétricos custando mais caro do que os movidos a gasolina -esse tipo de veículo já apresenta uma clara vantagem em relação ao seu antecessor: o custo por quilômetro rodado.

Isso acontece porque enquanto os motores a combustão conseguem aproveitar apenas 40% da energia gerada, nos modelos elétricos esse aproveitamento chega aos 90%. Ou seja, no caso de veículos que circulam muito, a diferença no valor da compra é rapidamente absorvida a médio e longo prazo com a economia no abastecimento.

Nos últimos anos o modelo elétrico vem aumentando a sua eficiência e autonomia, podendo ser recarregado em diversos lugares com acesso à energia elétrica. No Brasil, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico já existem quase 700 pontos de recarga para esses veículos.

 

Conheça a frota de veículos elétricos da Arval

A eletrificação das frotas de veículos é uma tendência já presente - a Arval é pioneira em soluções sustentáveis para frotas corporativas, oferecendo modelos elétricos em seu portfólio.

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre os benefícios da eletrificação da sua frota veicular, entre em contato conosco

 

Entre em contato com a Arval para mais informações:

Você possui frota própria?
Qual é o volume da sua frota atual:

Confirmo que li e estou de acordo com a política de privacidade

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.
Leia mais Mostre menos