Carros Eletricos

Carros elétricos podem custar menos do que os movidos à gasolina?

13 Oct 2021

Carros elétricos podem custar menos aos carros a gasolina?

Um novo termo para definir as melhores práticas empresariais tem se tornado famoso no mundo corporativo, o ESG ou “Environmental, Social and Governance“, que pode ser traduzido como a responsabilidade ambiental, social e governança. A adoção do ESG representa uma verdadeira mudança de paradigma nas relações entre as empresas e seus investidores, já que práticas tradicionalmente associadas à sustentabilidade passaram a ser consideradas como parte da estratégia financeira das empresas.  

Nesse caminho, a emissão de gases como o CO2 têm ganhado ainda mais relevância e destaque tanto na mídia, quanto nas empresas, já que representa um dos principais da sociedade. Consequentemente, uma das soluções para o problema que tem se popularizando é a adoção de carros elétricos.  

No entanto, esse tipo de substituição não é simples. Existem diversos fatores que impedem a rápida introdução dos elétricos no Brasil como: a adoção de etanol (que emite até 80% menos que a gasolina), o preço dos carros, a baixa quantidade de carregadores, modelos e etc.  

Todavia, segundo um levantamento da Bloomberg New Energy Finance, demonstra que o preço desses veículos devem reduzir. Segundo a instituição, até 2026 modelos como hatches, sedãs médios e SUVs elétricos serão mais baratos do que carros movidos à gasolina. Entre os motivos para essa queda estão os incentivos dados pelas grandes potências para a redução de gases nocivos na atmosfera e a previsão de redução do custo das baterias.  

Mas por que já pensar em uma frota corporativa elétrica? Existem outras vantagens além das emissões, veja abaixo. 

Carros elétricos: Sustentabilidade e eficiência 

Quando falamos em vantagens do veículo elétrico, logo vem à mente a questão ambiental. A utilização de uma energia limpa e renovável nas frotas veiculares implicará em uma redução significativa na emissão de gases causadores do efeito estufa na atmosfera, além de outros impactos ambientais ligados à exploração e refino do petróleo. Além disso, esses veículos trazem também vantagens no quesito financeiro e de performance.  

Mesmo hoje - com modelos elétricos custando mais caro do que os movidos a gasolina - esse tipo de veículo já apresenta uma clara vantagem em relação ao seu antecessor: o custo por quilômetro rodado.  

Isso acontece porque enquanto os motores a combustão conseguem aproveitar apenas 40% da energia gerada, nos modelos elétricos esse aproveitamento chega aos 90%. Ou seja, no caso de veículos que circulam muito, a diferença no valor da compra é rapidamente absorvida a médio e longo prazo com a economia no abastecimento.  

Nos últimos anos o modelo elétrico vem aumentando a sua eficiência e autonomia, podendo ser recarregado em diversos lugares com acesso à energia elétrica. No Brasil, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico já existem quase 700 pontos de recarga para esses veículos. 

Conheça a frota de veículos elétricos da Arval 

A eletrificação das frotas de veículos é uma tendência já presente - a Arval é pioneira em soluções sustentáveis para frotas corporativas, oferecendo modelos elétricos em seu portfólio, além de garantir também a infraestrutura necessária para o carregamento.  

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre os benefícios da eletrificação da sua frota veicular, entre em contato conosco, agende um teste com um veículo elétrico e comprove!  

 

Entre em contato com a Arval para mais informações:

Você possui frota própria?
Qual é o volume da sua frota atual:

Confirmo que li e estou de acordo com a política de privacidade

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.
Leia mais Mostre menos