PRIVACIDADE DE DADOS

AVISO SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS DA ARVAL

A proteção dos seus dados pessoais é importante para a Arval e para o Grupo BNP Paribas,[1] que adotou princípios sólidos a esse respeito em sua Carta de Proteção de Dados Pessoais disponível em https://group.bnpparibas/uploads/file/bnpparibas_personal_data_privacy_charter.pdf.

Este Aviso de Proteção de Dados da Arval fornece a você (conforme definido mais detalhadamente na seção 2) informações transparentes e detalhadas relacionadas à proteção de seus dados pessoais pela Arval Brasil.

Somos responsáveis, como controladores, por coletar e processar seus dados pessoais em relação às nossas atividades. O objetivo deste Aviso de Proteção de Dados da Arval é informá-lo sobre quais dados pessoais coletamos sobre você, os motivos pelos quais os utilizamos e compartilhamos, por quanto tempo os mantemos, quais são seus direitos e como você pode exercê-los.

Mais informações podem ser obtidas quando necessário ao contratar um produto ou serviço específico.

Neste Aviso de Proteção de Dados da Arval, os seguintes termos terão o seguinte significado:

  • Veículo(s): refere-se a todos os tipos de veículos alugados pela Arval (por exemplo, carros, motocicletas, bicicletas e scooters, elétricos ou não)
  • Veículo(s) Motorizado(s): refere-se especificamente a automóveis e motocicletas, a combustão e/ou elétricas, com exceção de bicicletas e scooters.

  1. QUAIS DADOS PESSOAIS UTILIZAMOS SOBRE VOCÊ?

Coletamos e utilizamos os seus dados pessoais, ou seja, quaisquer informações que o identifiquem ou permitam identificá-lo, na medida necessária e no âmbito do fornecimento dos nossos produtos e serviços, tais como produtos e serviços de mobilidade (locação de veículos corporativos, gerenciamento de frotas, locação privada de Veículos) e para alcançar um alto padrão de produtos, serviços e soluções de mobilidade personalizados. Podemos contatá-lo a fim de informá-lo sobre seus direitos, mas também em caso de emergência ou situação atípica: assistência, acidente, evento imprevisível relacionado ao Veículo (anomalia, disponibilidade de serviço, recall do Veículo pelo Fabricante Original do Equipamento por motivos de segurança, questão de segurança, etc.).

Dependendo, entre outras coisas, da categoria do titular dos dados e do tipo de produtos, serviços ou soluções de mobilidade que fornecemos a você ou à sua empresa, direta ou indiretamente, podemos coletar diferentes tipos de dados pessoais sobre você, incluindo:

  • informações de identificação (por exemplo, nome completo, identidade (por exemplo, carteira de identidade, informações do passaporte, carteira de habilitação, etc.), nacionalidade, local e data de nascimento, sexo, fotografia, endereço de IP);
  • informações de contato (por exemplo, endereço residencial e endereço de e-mail, número de telefone);
  • situação familiar e vida familiar (por exemplo, estado civil, número e idade dos filhos, local de residência);
  • informações econômicas, financeiras e fiscais (por exemplo, CPF/CNPJ, situação fiscal, renda e outras receitas, valor de seus ativos);
  • educação e informações de emprego (por exemplo, nível de educação, emprego, nome do empregador, localização);
  • informações bancárias e financeiras (por exemplo, dados da conta bancária, perfil do investidor declarado, histórico de crédito, incidente de pagamento);
  • dados da transação (incluindo nomes completos dos beneficiários, endereço e dados, incluindo comunicações sobre transferências bancárias da transação subjacente);
  • dados relativos ao contrato de locação do Veículo e ao Veículo relacionado (por exemplo, número de identificação do cliente, número do contrato, número de identificação do Veículo, placa de identificação do Veículo Motorizado);
  • dados relativos a contratos de seguro e sinistros relacionadas (por exemplo, histórico de sinistros de seguro, incluindo reparos e indenizações pagas, avaliação de responsabilidade, relatórios de especialistas e avaliadores, identificação de vítimas e lesões);
  • dados relativos a você, seus hábitos e preferências, por exemplo:
  • dados relacionados ao uso de nossos produtos, serviços e soluções de mobilidade;
  • dados que se relacionam com a repartição entre uso profissional e privado;
  • dados de suas interações conosco (por exemplo, nossas filiais, nossos sites na Internet, nossos aplicativos, nossos perfis nas redes sociais (dados de conexão e rastreamento, como cookies, conexão a serviços online, endereço de IP), reunião, chamada, chat, e-mail, entrevista, conversa por telefone; e
  • proteção de vídeo (incluindo CFTV) e dados de geolocalização (por exemplo, para identificar a localização da filial mais próxima ou fornecedores de serviços para você ou permitir o fornecimento de serviços específicos, como compartilhamento de carro);
  • Informações sobre o seu dispositivo (endereço IP, especificações técnicas e dados de identificação exclusivos);
  • credenciais de login utilizadas para se conectar ao site e aplicativos da Arval ou da BNP Paribas.

Podemos coletar os seguintes dados confidenciais apenas após obter o seu consentimento prévio explícito:

  • dados de saúde: por exemplo, para a assinatura e cumprimento de alguns contratos de seguro; esses dados são processados com base na estrita necessidade de conhecimento.

Além disso, processaremos dados relativos a condenações criminais e infrações em relação a multas por infrações de trânsito como parte do serviço “Gerenciamento de Multas” na extensão permitida por lei.

Nunca solicitamos quaisquer outros dados pessoais confidenciais, como dados relacionados à sua origem racial ou étnica, opiniões políticas, crenças religiosas ou filosóficas, filiação sindical, dados genéticos ou dados relativos à sua vida sexual ou orientação sexual, a menos que seja exigido por meio de uma obrigação legal.

  1. A QUEM ESTE AVISO É DESTINADO E DE QUEM COLETAMOS DADOS PESSOAIS?

Coletamos dados diretamente de você na qualidade de cliente, cliente potencial, funcionários de clientes ou de clientes potenciais (quando nos contata, nos visita, acessa nosso site ou nossos aplicativos, utiliza nossos produtos e serviços, participa de uma pesquisa ou um evento conosco), mas também em relação a outros indivíduos indiretamente. Assim, coletamos informações sobre indivíduos, embora eles não tenham relação direta conosco, mas sejam relacionados a você, cliente ou cliente potencial, como por exemplo:

  • Membros da família de condutores de Veículos;
  • Garantidores;
  • Beneficiários de suas transações de pagamento;
  • Beneficiários de seus contratos de seguro ou apólices e fundos fiduciários;
  • Proprietários beneficiários finais;
  • Acionistas da empresa;
  • Representantes de uma pessoa jurídica;
  • Equipe de prestadores de serviços e parceiros comerciais.

Ao nos fornecer dados pessoais de terceiros, como os listados acima, não se esqueça de informá-los que processamos os dados pessoais dos mesmos e os direcionem para o presente Aviso de Proteção de Dados.

Para verificar ou enriquecer nosso banco de dados, podemos ainda obter dados pessoais de:

  • outras entidades do BNP Paribas;
  • nossos clientes (pessoas físicas ou jurídicas);
  • nossos parceiros de negócios (incluindo o Fabricante Original do Equipamento);
  • prestadores e agregadores de serviços de iniciação de pagamento (prestadores de serviços de informações de contas);
  • terceiros, como agências de classificação de crédito e agências de prevenção de fraude ou corretores de dados, que são responsáveis por garantir que as informações relevantes sejam coletadas legalmente;
  • publicações/bancos de dados disponibilizadas por autoridades oficiais ou terceiros (por exemplo, o Diário Oficial, bancos de dados gerenciados por autoridades de supervisão financeira);
  • sites/perfis de redes sociais de pessoas jurídicas ou clientes profissionais que contenham informações tornadas públicas por você (por exemplo, seu próprio site ou rede social);
  • informações públicas, como informações da imprensa.

  1. POR QUE E COM QUE BASE UTILIZAMOS SEUS DADOS PESSOAIS?

    1. Se você for funcionário ou representante de clientes corporativos e clientes potenciais (conforme o caso)

Podemos processar dados pessoais, entre outros, para os seguintes fins (não obstante outros usos, conforme descrito na seção 3.3 a seguir):

  1. Para cumprir nosso legítimo interesse

  • Para o gerenciamento de Veículos e serviços associados: podemos processar dados pessoais para fornecer a você serviços relacionados à preparação, entrega ou utilização e gerenciamento de Veículos, incluindo:
    • para configurar e cotar seu Veículo;
    • para entregar seu Veículo no local de sua escolha, eventualmente com equipamentos relacionados a carregadores elétricos de Veículo em parceria com fornecedores selecionados;
    • para campanhas de recall de Fabricantes Originais do Equipamento em caso de defeito;
    • para reparos, manutenção e pneus;
    • para fins de gerenciamento de acidentes e seguros;
    • para assistência rodoviária;
  • Para cartões de combustível, cartões de mobilidade e pedágios. Podemos processar dados pessoais para fornecer a você cartão de combustível (para pagar o seu combustível), cartões de mobilidade (para fornecer a você soluções de mobilidade múltipla);
  • Para treinamento de motoristas. Podemos processar dados pessoais para aumentar a sua consciência sobre o impacto da sua condução no ambiente ou se quiser melhorar a sua segurança na estrada;
  • Para gerenciar multas de trânsito e de estacionamento e infrações relacionadas com a utilização do Veículo, no âmbito do serviço de “Gerenciamento de Multas” na extensão permitida por lei;
  • Para gerenciar a conta do nosso cliente. Podemos processar dados pessoais para gerenciar as contas de nossos clientes, para gerenciar a relação contratual com nossos clientes corporativos dos quais você seja um funcionário ou para mantê-los informados sobre o desenvolvimento de nossos serviços;
  • Para comunicação de clientes. Podemos processar dados pessoais para fornecer a você serviços de gerenciamento de frota relacionados com os hábitos dos Veículos (quilômetros percorridos, consumo de combustível ou energia alternativa etc.);
  • Para fornecer a você acesso à nossa plataforma digital. Podemos processar dados pessoais quando do uso de nossas plataformas digitais para diversos fins (para gerenciar suas informações pessoais ou dados relacionados a Veículos ou para obter um acesso a informações de viagens, por exemplo);
  • Para gerenciar a resolução de conflitos, auxiliá-lo e responder às suas solicitações e reclamações;
  • Para fornecer acesso às instalações e ativos da Arval. Podemos processar dados pessoais quando você nos visita em nossas instalações, a fim de manter o acesso adequado e controle de segurança;
  • Para nos comunicar com você. Podemos processar dados pessoais quando você quiser nos contatar, quando você nos solicitar alguma informação sobre nossa empresa ou nossos serviços ou quando o contrato precisar ser atualizado;
  • Para fins de cobrança, faturamento e reembolso.

    1. Se você for um cliente ou cliente em potencial de locação privada

Podemos processar dados pessoais, entre outros, para os seguintes fins (não obstante outros usos, conforme descrito na seção 3.3 a seguir):

  1. Para cumprir um contrato ou tomar medidas conforme sua solicitação antes de firmar um contrato com você

Utilizamos seus dados pessoais para firmar e cumprir nossos contratos, bem como para gerenciar nosso relacionamento com você, incluindo:

  • Para definir sua pontuação de risco de crédito e sua capacidade de reembolso;
  • Para avaliar (por exemplo, com base em sua pontuação de risco de crédito) se podemos oferecer um produto ou serviço e sob quais condições (incluindo preço);
  • Para auxiliá-lo em particular respondendo às suas solicitações;
  • Para fornecer a você produtos, serviços, instalação específica (como estação de carregamento de veículo elétrico) ou soluções de mobilidade;
  • Para gerenciar dívidas pendentes.
  • Para firmar um contrato com você. Podemos processar dados pessoais a fim de registrá-lo como um novo cliente, firmar um contrato com você e cumpri-lo;
  • Para fins de cobrança, faturamento e reembolso;
  • Para realizar pesquisas: Podemos processar dados pessoais quando lhe enviamos uma pesquisa para melhorar nossos serviços e produtos, solicitando seu feedback e mensurando sua satisfação;
  • Para gerenciamento de Veículos e serviços associados: Podemos processar dados pessoais para fornecer a vocês serviços relacionados à preparação, entrega ou relacionados e gerenciamento de Veículos:
    • para configurar e cotar seu Veículo;
    • para entregar seu Veículo no local de sua escolha, eventualmente com equipamentos relacionados a carregadores elétricos de Veículo em parceria com fornecedores selecionados;
    • para campanhas de recall de Fabricantes Originais do Equipamento em caso de defeito;
    • Para reparos, manutenção e pneus;
    • Para gerenciamento de acidentes;
    • Para assistência rodoviária;
    • Para serviços auxiliares à sua escolha;

  • Para cartões de combustível, cartões de mobilidade e pedágios. Podemos processar dados pessoais para fornecer a você cartão de combustível (para pagar o seu combustível), cartões de mobilidade (para recarregar seu Veículo elétrico);
  • Para treinamento de motoristas. Podemos processar dados pessoais para aumentar a sua consciência sobre o impacto da sua condução no ambiente ou se quiser melhorar a sua segurança na estrada;
  • Para gerenciar multas de trânsito e estacionamento e infrações relacionadas com a utilização do Veículo no âmbito do serviço de “Gerenciamento de Multas” na extensão permitida por lei;
  • Para fornecer a você acesso às nossas plataformas digitais. Podemos processar dados pessoais quando do uso de nossas plataformas digitais para diversos fins (para gerenciar suas informações pessoais ou dados relacionados a Veículos ou para obter um acesso a informações de viagens, por exemplo);
  • Para gerenciar a resolução de conflitos, auxiliá-lo e responder às suas solicitações e reclamações;
  • Para fornecer acesso às instalações e ativos da Arval. Podemos processar dados pessoais quando você nos visita em nossas instalações, a fim de manter o acesso adequado e controle de segurança;
  • Para nos comunicarmos com você. Podemos processar dados pessoais quando você quiser nos contatar, quando você nos solicitar alguma informação sobre nossa empresa ou nossos serviços ou quando o contrato precisar ser atualizado;
  • Para avaliar (por exemplo, com base em sua pontuação de risco de crédito) se podemos oferecer um produto ou serviço e sob quais condições (incluindo preço).

    1. Se você for (i) funcionário ou representante legal de clientes ou de clientes em potencial ou (ii) clientes ou clientes em potencial de locação privada

  1. Para cumprir com as nossas obrigações legais e regulatórias do Grupo BNP Paribas

Utilizamos os seus dados pessoais para cumprir os regulamentos, em particular os bancários e financeiros:

  • gerenciar, prevenir e detectar fraude
  • monitorar e comunicar os riscos (financeiros, de crédito, legais, de conformidade ou de reputação, riscos de inadimplência, etc.) que nós e/ou o Grupo BNP Paribas podemos incorrer;
  • registrar, quando necessário, ligações, chats, e-mail, etc.;
  • prevenir e detectar lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo e cumprir a regulamentação relativa a sanções e embargos por meio de nosso processo Conheça seu Cliente (Know Your Customer ou KYC) (para identificá-lo, verificar sua identidade, examinar seus dados (você ou sua empresa, conforme aplicável) em relação a listas de sanções e determinar o seu perfil);
  • detectar e gerenciar pedidos e transações suspeitas;
  • contribuir para o combate contra a fraude fiscal e cumprir as obrigações de fiscalização e notificação;
  • registrar transações para fins contábeis;
  • trocar informações para fins de direito tributário;
  • prevenir, detectar e comunicar riscos relacionados a Responsabilidades Sociais Corporativas e desenvolvimento sustentável;
  • detectar e prevenir o suborno;
  • comunicar operações, transações ou ordens diferentes ou acatar um pedido oficial de autoridades financeiras, fiscais, administrativas, criminais ou judiciais locais ou estrangeiras devidamente autorizadas, árbitros ou mediadores, autoridades policiais, agências estatais ou órgãos públicos.

  1. Para cumprir nosso legítimo interesse

Utilizamos seus dados pessoais, incluindo seus dados de transações, para:

  • Para fins de gerenciamento de risco:
    • comprovante de transações, incluindo evidências eletrônicas;
    • gerenciamento, prevenção e detecção de fraudes;
    • monitoramento das transações para identificar aquelas que se desviam da rotina normal;
    • cobrança de dívidas;
    • alegação de ações judiciais e defesa em caso de disputas judiciais;
    • desenvolvimento de modelos estatísticos individuais para auxiliar a definir a sua credibilidade;
    • consulta e troca de dados com agências de crédito para identificação de riscos de crédito.
  • Personalização da nossa oferta a você e a outras entidades do BNP Paribas para:
    • melhorar a qualidade de nossos produtos, serviços ou soluções de mobilidade;
    • anunciar produtos, serviços ou soluções de mobilidade que se adaptem à sua situação e perfil;
    • deduzir suas preferências e necessidades para propor a você uma oferta comercial personalizada;
    • apresentar algumas sugestões para contribuir para a redução de CO2 ou outras emissões de poluentes, bem como oportunidades de redução de custos;

Essa personalização pode ser obtida ao:

    • segmentar nossos prospectos e clientes;
    • analisar os seus hábitos e preferências nos vários canais de comunicação (visitas às nossas agências, e-mails ou mensagens, visitas ao nosso site, etc.);
    • compartilhar os seus dados com outra entidade da BNP Paribas, especialmente se for – ou vier a ser – cliente dessa outra entidade, em particular para agilizar a integração;
    • relacionar os produtos ou serviços que você já possui ou utiliza a outros dados que detemos sobre você;
    • considerar traços ou comportamentos comuns entre os clientes atuais e buscar outros indivíduos que compartilhem essas mesmas características para fins de segmentação.
  • Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e análises consistem no estabelecimento de modelos estatísticos/preditivos individuais para:
    • otimizar e automatizar nossos processos operacionais (por exemplo: criação de chatbot de FAQ);
    • oferecer produtos, serviços ou soluções de mobilidade que melhor atendam às suas necessidades ou protejam seus próprios interesses na qualidade de cliente e/ou usuário;
    • adaptar a distribuição, o conteúdo e os preços de produtos, serviços e soluções de mobilidade de acordo com o seu perfil e de acordo com o seu interesse na qualidade de cliente e/ou usuário;
    • criar novas ofertas;
    • evitar potenciais falhas de segurança, melhorar a autenticação do cliente e gerenciamento de direitos de acesso;
    • aprimorar o gerenciamento de segurança;
    • aprimorar o gerenciamento de risco e conformidade;
    • aprimorar o gerenciamento, prevenção e detecção de fraudes;
    • aprimorar o combate contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo.
  • Razões de segurança e desempenho dos sistemas de TI, incluindo:
    • Gerenciamento de TI, incluindo gerenciamento de infraestrutura (por exemplo: plataformas compartilhadas), continuidade de negócios e segurança (por exemplo, autenticação de usuário da Internet);
    • evitar lesões pessoais e danos a pessoas e bens (por exemplo, vídeo de proteção).
  • De forma geral:
    • informá-lo sobre nossos produtos, serviços e soluções de mobilidade;
    • realizar operações financeiras, como vendas de carteira de dívida, titularizações, financiamento ou refinanciamento do Grupo BNP Paribas;
    • organizar concursos e jogos, competições de preços, loterias ou quaisquer outras operações promocionais;
    • realizar pesquisas de satisfação e opinião de clientes e motoristas;
    • aprimorar a eficiência do processo (treinar nossa equipe registrando ligações em nossos call centers e aprimorar nosso cenário de chamadas);
    • implementar automação de processos de nossos processos, como teste de aplicativo, preenchimento automático, tratamento de reclamações, etc.

Em qualquer caso, o nosso interesse legítimo mantém-se proporcional e verificamos, de acordo com um teste de equilíbrio, se os seus interesses ou direitos fundamentais são preservados. Se desejar obter mais informações sobre esse teste de equilíbrio, entre em contato conosco por meio dos dados de contato fornecidos na seção 9 “Como nos contatar” abaixo.

  1. Para respeitar sua escolha se solicitamos seu consentimento para um processamento específico

Para determinado processamento de dados pessoais, forneceremos a você uma informação específica e o convidaremos a consentir com tal processamento. Observação: é possível solicitar a revogação de seu consentimento a qualquer momento.

  1. COM QUEM COMPARTILHAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?

    1. Compartilhamento de informações internamente no Grupo BNP Paribas

Somos parte do Grupo BNP Paribas, que é um grupo de seguros bancários integrados, ou seja, um grupo de empresas que trabalham em conjunto em todo o mundo para criar e distribuir diversas soluções bancárias, financeiras e locatárias, soluções de mobilidade e serviços e produtos de seguros.

Compartilhamos dados pessoais em todo o Grupo BNP Paribas para fins comerciais e de eficiência, tais como:

  • em função de nossas obrigações legais e regulatórias:
    • compartilhamentos dos dados coletados para o combate à lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo, sanções, embargos e para o procedimento “conheça o seu cliente”;
    • gerenciamento de risco, incluindo riscos de crédito e operacionais (classificação de risco/pontuação de crédito/etc.);
  • em função do nosso legítimo interesse:
    • prevenção, detecção e combate à fraude;
    • Atividades de P&D, em particular para fins de conformidade, riscos e comunicação e marketing;
    • visão global e consistente de nossos clientes;
    • oferta de toda a gama de produtos e serviços do Grupo para seu benefício;
    • personalização de produtos, serviços e/ou conteúdos de soluções de mobilidade e preços para o cliente.
    1. Divulgação de informações fora do Grupo BNP Paribas

A fim de cumprir alguns dos objetivos descritos neste aviso, podemos divulgar periodicamente seus dados pessoais para:

  • prestadores de serviços que fornecem serviços (por exemplo, serviços de TI, logística, serviços de impressão, telecomunicações, cobrança de dívidas, assessoria e consultoria e distribuição e marketing);
  • parceiros bancários e comerciais, agentes independentes, intermediários ou corretores, instituições financeiras, contrapartes, repositórios de transações com os quais temos relacionamento, se tal transmissão for necessária para nos permitir fornecer os serviços e produtos ou cumprir nossas obrigações contratuais ou transações (por exemplo, bancos, bancos correspondentes, depositários, custodiantes, emissores de valores mobiliários, agentes pagadores, plataformas de câmbio, seguradoras, operadoras de sistemas de pagamento, emissores ou intermediários de cartões de pagamento);
  • agências de classificação de crédito;
  • autoridades financeiras, fiscais, administrativas, criminais ou judiciais locais ou estrangeiras devidamente autorizadas, árbitros ou mediadores, autoridades policiais, agências estatais ou órgãos públicos aos quais nós ou quaisquer membros do Grupo BNP Paribas seja obrigado a divulgar tais informações em função de:
    • sua solicitação;
    • defender ou responder a um problema, ação ou processo;
    • cumprir os regulamentos ou orientações das autoridades aplicáveis a nós ou a qualquer membro do Grupo BNP;
  • prestador(es) de pagamento de serviço (informações sobre sua(s) conta(s) de pagamento com base na autorização concedida por você a esse terceiro;
  • certos profissionais regulamentados, como advogados, tabeliões, agências de classificação ou auditores, quando necessário em circunstâncias específicas (litígio, auditoria, etc.), bem como para o comprador real ou proposto das empresas ou negócios do Grupo BNP Paribas ou de nossas seguradoras;
  • seu empregador, se você for funcionário ou representante de clientes corporativos e clientes potenciais.

    1. Compartilhamento de informações agregadas ou anônimas

Compartilhamos informações agregadas ou anônimas dentro e fora do Grupo BNP Paribas com parceiros como grupos de pesquisa, universidades ou anunciantes. Você não poderá ser identificado a partir dessas informações.

Seus dados podem ser agregados em estatísticas anônimas que podem ser oferecidas a clientes profissionais para auxiliá-los no desenvolvimento de seus negócios. Nesse caso, seus dados pessoais nunca serão divulgados e aqueles que receberem essas estatísticas anônimas não poderão identificá-lo.

  1. TRANSFERÊNCIAS INTERNACIONAIS DE DADOS PESSOAIS

No caso de transferências internacionais originárias do Espaço Econômico Europeu (EEE) para um país não pertencente ao EEE, é possível ocorrer a transferência de seus dados pessoais. Quando a Comissão Europeia reconhece que um país não pertencente ao EEE fornece um nível adequado de proteção de dados, os seus dados pessoais podem ser transferidos com base nisso.

Para transferências para países não pertencentes ao EEE onde o nível de proteção não foi reconhecido como adequado pela Comissão Europeia, iremos contar com uma derrogação aplicável à situação específica (por exemplo, se a transferência for necessária para cumprir nosso contrato com você, como ao fazer um pagamento internacional) ou implementar uma das seguintes salvaguardas para garantir a proteção de seus dados pessoais:

  • Cláusulas contratuais padrão aprovadas pela Comissão Europeia;
  • Normas corporativas vinculantes.

Para obter uma cópia dessas salvaguardas ou informações sobre onde estão disponíveis, envie uma solicitação por escrito conforme previsto na Seção 9.

  1. POR QUANTO TEMPO MANTEMOS SEUS DADOS PESSOAIS?

Manteremos seus dados pessoais durante o período necessário para cumprir as leis e regulamentos aplicáveis ou outro período em relação aos nossos requisitos operacionais, como manutenção adequada da conta, facilitação do gerenciamento do relacionamento com o cliente e resposta a reinvindicações jurídicas ou solicitações regulatórias. Por exemplo, a maioria das informações do cliente é mantida durante a duração da relação contratual e 5 anos após o término da relação contratual.

  1. QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS E COMO PODE EXERCIÁ-LOS?

Com a efetiva entrada em vigor da Lei 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (“LGPD”), a Arval se compromete com o seu direito de:

  • Para acessar: é possível obter informações relativas ao processamento de seus dados pessoais e uma cópia desses dados pessoais.
  • Para retificar: ao considerar que seus dados pessoais estão incorretos ou incompletos, é possível solicitar que tais dados pessoais sejam devidamente modificados.
  • Para apagar: é possível exigir a exclusão de seus dados pessoais, na medida do permitido por lei.
  • Para restringir: é possível solicitar a restrição do processamento de seus dados pessoais.
  • Para contestar: é possível contestar o processamento dos seus dados pessoais, por motivos relacionados à sua situação particular. Você tem o direito absoluto de contestar o processamento de seus dados pessoais para fins de marketing direto, o que inclui traçar o perfil relacionado a esse marketing direto.
  • Para retirar o seu consentimento: sempre que tenha dado o seu consentimento para o processamento dos seus dados pessoais, você tem o direito de retirar o seu consentimento a qualquer momento.
  • Quanto à portabilidade de dados: quando legalmente aplicável, você tem o direito de que os dados pessoais que nos forneceu sejam devolvidos a você ou, quando tecnicamente viável, transferidos a terceiros.

Se você deseja exercer os direitos listados acima, envie uma carta ou e-mail para o seguinte endereço Avenida Chedid Jafet, 222 – Bloco A - 2° andar – Vila Olímpia - São Paulo – SP - CEP 04551-065

ou  privacidade@br.arval.com. Inclua uma digitalização/cópia de seu comprovante de identidade para fins de identificação, quando necessário.

De acordo com a regulamentação aplicável, além dos direitos acima, você também tem o direito de apresentar uma reclamação à autoridade supervisora competente.

  1. COMO SE INFORMAR SOBRE AS ALTERAÇÕES A ESTE AVISO DE PROTEÇÃO DE DADOS?

Em um mundo de constantes mudanças tecnológicas, podemos precisar atualizar regularmente este Aviso de Proteção de Dados.

Convidamos você a revisar a versão mais recente deste Aviso de Proteção de Dados online e informaremos sobre quaisquer alterações relevantes por meio de nosso site ou de nossos outros canais de comunicação habituais (por exemplo: no My Arval).

  1. COMO ENTRAR EM CONTATO CONOSCO?

Em caso de dúvidas relacionadas ao uso de seus dados pessoais de acordo com este Aviso de Proteção de Dados, entre em contato com nosso Encarregado de Proteção de Dados, Fernanda Caminoto, no email privacidade@br.arval.com, que será responsável por seu atendimento.

Para obter mais informações sobre cookies, leia nossa Pólitica de Cookies: https://www.arvalbrasil.com.br/corporate/politica-de-cookies

  1. COMO ESTÁ PROTEGIDA MINHA PRIVACIDADE QUANDO TENHO UM VEÍCULO MOTORIZADO CONECTADO À ARVAL?

Você será informado se o seu veículo for um veículo motorizado conectado à Arval por meio de um [adesivo no veículo / kit de entrega do motorista, código QR, informações digitais por meio do aplicativo móvel, etc.].

Quando o seu veículo é um Veículo Motorizado conectado à Arval, alguns dados são coletados pela Arval por meio da transmissão remota de dados do equipamento de telemetria instalado no Veículo Motorizado (o “Dispositivo”). A Arval pode processar esses dados para servir seus interesses legítimos, conforme descrito na tabela abaixo. As finalidades de processamento e o período de retenção dos dados não excederão as indicações definidas abaixo.

DADO

OBJETIVOS

PERÍODO DE RETENÇÃO

Odômetro de quilometragem no final de cada dia

Proposta proativa de reajuste do contrato de locação individual (duração e/ou quilometragem)

Manutenção proativa do Veículo Motorizado (alerta sobre o próximo serviço e/ou manutenção do Veículo Motorizado)

Detecção de alteração do visor de quilometragem do odômetro

Duração do contrato + 1 ano

Os seguintes dados pseudonimizados*:

- Dados de viagem: Indicações de início e término, quilometragem, tipo de estrada (rua, estrada, autoestrada), tipo de ambiente (diurno, noturno, crepúsculo)

- Eventos de condução por viagem (frenagem brusca, curvas, mudança brusca de faixa, velocidade, desperdício de energia na frenagem, aceleração brusca, marcha lenta) e pontuações calculadas relacionadas

Pesquisa e Desenvolvimento em relação a:

- Consultoria: Transição de energia, benchmark, correlação entre as condições de uso de Veículos Motorizados e componentes/combustível do Custo Total de Propriedade (TCO) e outros valores de energia ou consumo

- Seguro: compreensão do uso, oferta segmentada

- Manutenção: gerenciamento de tempo de atividade, melhorias de processos operacionais, manutenção preventiva/proativa, redução de custos de pneus e otimização de uso, otimização de custos (óleo, pastilhas de freio, etc.), defeitos potenciais da bateria, ao avaliar quilometragem ao término do contrato, reparos etc.

- Marketing: compreensão do uso, oportunidades de oferta segmentadas

10 anos

Geolocalização coletada em tempo real (com base em relatório de roubo formal e rastreável)

Recuperação de Veículo Motorizado roubado

Dados de GPS coletados até que o sinistro de roubo seja encerrado, sendo esses dados excluídos 60 dias após a coleta

*‘Pseudonimização’ significa o processamento de dados pessoais de tal forma que os dados pessoais não possam mais ser atribuídos a um determinado titular dos dados sem o uso de informações adicionais, desde que tais informações adicionais sejam mantidas separadamente e estejam sujeitas a medidas técnicas e organizacionais para garantir que os dados pessoais não sejam atribuídos a uma pessoa singular identificada ou identificável.

 


[1] https://group.bnpparibas/en/group/bnp-paribas-worldwide