carros para terceirização de frotas

Terceirização de frota: o que é e como funciona

4 May 2022

Terceirização de frota

Para as frotas de pequeno, médio e grande porte, a responsabilidade das operações diárias é muito grande. Os orçamentos são apertados e as despesas de gerenciamento de frotas podem parecer esmagadoras.

 

Por isso, não é incomum que as pessoas busquem pela possibilidade da terceirização de frotas para facilitar os processos de logística e baratear os fluxos fixos do fluxo de carga

 

Mas afinal, o que é a terceirização de frota?

 

A terceirização de frota nada mais é do que um serviço em que a locadora disponibiliza às empresas seus veículos. O objetivo é oferecer soluções personalizadas às necessidades específicas do cliente. 

 

Existem frotas de caminhões, automóveis e carros. A frota de caminhões geralmente é solicitada para fazer grandes entregas, como alimentos e móveis. Já a frota de carros costuma transportar produtos menores, como telefone, internet e remédios. 

 

A frota de automóveis, por sua vez, atende necessidades especiais de determinados cargos, como carro para diretores e executivos.

 

Qual a diferença entre terceirização de frota e aluguel de frota?

 

O aluguel de frota é utilizado para a locação de veículos a curto prazo. Geralmente, costuma ser uma boa opção para projetos pontuais que tenham data de finalização e para atender demandas sazonais.

 

A terceirização de frotas se relaciona não somente com a locação, como também com uma série de benefícios para possibilitar a diminuição de custos e aumento de desempenho do negócio.

 

Além disso, a terceirização de frotas tem sua base de contrato a longo prazo e é voltada especialmente para empresas.

 

Se você está em dúvida entre qual das opções é a melhor para suas necessidades, temos um artigo aqui no blog que vai te ajudar, confira!

 

Como funciona a terceirização de frota?

 

O processo de terceirização de frota pode ser dividido em 5 etapas: 

 

  • Avaliação: primeiramente, a locadora busca entender como funciona a operação dos veículos da empresa para identificar uma solução exclusiva para as necessidades do cliente.
  • Mobilização: aqui a locadora prepara os veículos e os customiza de acordo com a identidade visual do contratante. 
  • Gestão: todo o controle de manutenções preventivas, corretivas e de sinistro é feito pela locadora e disponibilizado através de fornecedores oficiais e concessionárias credenciadas. 
  • Multas: Se houver multas, o valor deve ser pago pelo contratante, que decide também se e como será feita a cobrança ao condutor responsável pela infração. 
  • Veículos reserva: Caso o veículo titular quebre ou precise de algum reparo, a locadora oferece o veículo reserva para não atrapalhar as operações do cliente.

 

Conte com a terceirização de frota da Arval

 

Como você pôde ver, a terceirização de frota possibilita superar grandes desafios da gestão de frotas. A Arval já conta com mais de 30 anos no mercado oferecendo soluções personalizadas que permitem otimizar a mobilidade dos seus colaboradores e terceirizar os riscos associados à gestão de frotas. 

 

Entre em contato conosco e saiba mais sobre o nosso serviço de terceirização de frotas para agregar valor a sua empresa com a nossa ajuda!

 

Entre em contato com a Arval para mais informações:

Você possui frota própria?
Qual é o volume da sua frota atual:

Confirmo que li e estou de acordo com a política de privacidade

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.
Leia mais Mostre menos