Gestão de combustível para frotas

3 passos para fazer uma boa gestão de combustível da sua frota

8 Jun 2022

Com a alta dos preços dos combustíveis, não é de se surpreender que as finanças de empresas que precisam de frotas estejam sendo afetadas. Por isso, é muito importante saber como fazer um bom planejamento de gastos por meio da gestão de combustível. 

 

Neste artigo, trouxemos algumas dicas práticas para te ajudar a fazer o controle de abastecimento de frota e ainda melhorar a produtividade das operações. Continue lendo e fique por dentro!

 

Qual a importância de fazer a gestão de combustível?

 

Ao fazer o controle de abastecimento, os principais ganhos são redução de custos e aumento da produtividade. Entenda o porquê: 

 

  • Redução de custos: sabendo identificar qual combustível é o mais econômico e qual apresenta a melhor relação custo-benefício, é possível prever qual produto rende mais. Além disso, o gestor ainda consegue calcular com exatidão o quilômetro rodado e evitar prejuízos.
  • Melhora a produtividade: a produtividade é otimizada por meio do planejamento de rotas, da manutenção preventiva da frota e do uso de tecnologias para controlar o combustível dos veículos. Assim, a frota faz mais viagens sem a necessidade de gastar mais. 

 

Identifique os veículos

 

Esse é o primeiro passo para executar uma boa gestão de combustível da sua frota. Identifique o ano de fabricação, modelo, placa, motoristas responsáveis e todas as informações que forem úteis para avaliar a performance de veículos e motoristas. 

 

Para facilitar, faça o cadastro das informações em uma planilha ou em um sistema de gestão de frotas. Se possível, insira ainda mais detalhes, como a autonomia do veículo por faixa de carga transportada, pois te ajudará a saber o consumo de combustível ao longo de uma viagem. 

 

Controle a velocidade

 

Não é apenas a distância percorrida que influencia no consumo de combustível, como também engarrafamentos, paradas policiais, sinais de trânsito e estado da estrada. Por isso, o planejamento de  rotas precisa ser feito com cuidado para evitar alguns desses problemas.

 

Tendo o controle da quilometragem, você consegue analisar se a rota foi cumprida conforme planejado e qual deveria ter sido o consumo de combustível para a distância percorrida. 

 

Controle as rotas 

 

O tamanho das rotas é um dos fatores que mais contribui para o consumo do combustível. Por isso, o ideal é criar uma rota de serviço ou entrega otimizada para reduzir a quilometragem percorrida por cada veículo. 

 

Existem softwares como os sistemas de roteirização que definem a rota de menor quilometragem, além de ajudarem a selecionar as vias menos engarrafadas e de maior qualidade de pavimentação. Use a tecnologia a seu favor!

 

Além desses três itens, é também essencial fazer a manutenção preventiva para reduzir custos do combustível e evitar contratempos. Saiba mais sobre a importância de realizar essa manutenção neste artigo.

 

Se você se sente perdido para realizar a gestão de combustível da sua frota, conte com o serviço de Gestão de Frota da Arval. Nossos gerentes de negócios realizam uma avaliação completa da sua frota para repensar suas necessidades em todos os aspectos, desde geografia, destinos, estratégia de negócios e serviços. Entre em contato conosco e saiba mais! 

 

 

Entre em contato com a Arval para mais informações:

Você possui frota própria?
Qual é o volume da sua frota atual:

Confirmo que li e estou de acordo com a política de privacidade

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.
Leia mais Mostre menos