Imagem sobre frota de veículos elétricos

Como é feita a recarga de veículos elétricos?

14 Dec 2021

Tire todas as suas dúvidas sobre como carregar veículos elétricos

A eletrificação das frotas veiculares é uma realidade que veio para ficar. Além de ser uma mudança muito importante no que diz respeito à sustentabilidade, ajudando a reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa, os novos modelos têm mostrado ainda mais eficiência e economia em relação aos movidos por combustão interna.

Ainda que o Brasil possa estar mais distante nesse processo de transição, especialmente quando comparado com países europeus, algumas medidas recentes têm contribuído para a eletrificação dos veículos. Entre eles, a recente diminuição do ICMS sobre os veículos elétricos anunciado pelo Governo de São Paulo, de 18% para 14,5%, que deverá tornar o valor de venda desses modelos mais competitivo para o consumidor final.

No entanto, ainda existem muitas dúvidas e mitos a respeito dos veículos elétricos, entre eles sobre como é realizada a recarga. Nesse artigo, nós explicamos exatamente como as baterias são carregadas, além de enumerar alguns dos principais benefícios dos veículos elétricos. Confira:

 

Benefícios dos veículos elétricos

Os automóveis a combustão são hoje responsáveis por cerca de 76,6% das emissões de gases do efeito estufa como o CO2, sendo a eletrificação das frotas uma das principais preocupações de empresas que desejam tornar suas atividades mais sustentáveis.

Sendo assim, os modelos elétricos, por serem movidos a energia limpa e renovável, têm um grande papel na redução dessas emissões.

Mas as vantagens dos carros elétricos não param por aí. Apesar de terem um custo de venda mais elevado que o dos veículos tradicionais, os modelos elétricos possuem um melhor aproveitamento energético, o que acaba por reduzir o seu custo por quilômetro rodado, especialmente durante engarrafamentos. Existem atualmente modelos comercializados no Brasil com autonomia superior aos 400 km.

Estudos indicam que os custos de manutenção dos veículos elétricos podem ser até 20% menores do que nos veículos à combustão devido a maior simplicidade do motor. Fora isso, também são conhecidos por serem mais silenciosos.

 

Como é feita a recarga dos veículos elétricos?

A recarga do carro elétrico é feita através de cabos que vem com o próprio veículo. O tipo mais comum de recarga é o residencial, mas também o mais lento, podendo levar até 40 horas para o carregamento completo da bateria. Em contrapartida, recarregar o veículo em casa custa cerca de ⅓ do que o valor cobrado para encher um tanque com combustível fóssil.

Também existem postos de recarga rápida em estabelecimentos comerciais, mas que são pouco eficientes, necessitando de algumas horas para repor toda a energia.

O método mais eficiente, portanto, são os postos de recarga especiais, com capacidade de até 300 Kw. Neles, os cabos são ligados diretamente à bateria, permitindo uma recarga de até 80% em um período de 40 minutos.

Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico já existem cerca de 600 pontos de recarga espalhados por todo o Brasil.

 

Frota de veículos elétricos na Arval

A Arval, é uma das empresas pioneiras em fornecer soluções sustentáveis para frotas corporativas, contanto também com modelos elétricos em seu portfólio. Nós analisamos qual o potencial de eletrificação da sua frota, além de garantirmos toda infraestrutura necessária para o carregamento.

Caso queira saber mais sobre a possibilidade de eletrificação da frota veicular da sua empresa, basta entrar em contato com um de nossos consultores.

Entre em contato com a Arval para mais informações:

Você possui frota própria?
Qual é o volume da sua frota atual:

Confirmo que li e estou de acordo com a política de privacidade

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.
Leia mais Mostre menos