Frota Elétrica: porque sua empresa deve começar agora
Os veículos elétricos são o futuro da mobilidade. A última comissão do clima demonstrou que para os Estados Unidos, Europa e até mesmo os países asiáticos pretendem acelerar as ações de redução de emissões. A União Europeia trabalha com a meta de proibir automóveis a combustão até 2035, mas já deu sinais que pode antecipar o prazo.
O Reino Unido e o Japão irão proibir a venda de veículos que utilizem combustível fóssil até 2030.
Entendendo esse movimento das principais economias, por que o gestor de frota já deve iniciar os passos na transição elétrica? Esse movimento será acompanhado pela produção das montadoras já indicam que os investimentos serão, na maioria, destinados para a produção de carros elétricos. Muitas montadoras já planejam só produzirem esses modelos nas próximas décadas. Além disso, as empresas multinacionais também devem acompanhar as regras impostas por suas matrizes e a redução chegará para elas antes.
Por isso, a eletrificação da frota já é uma realidade!
Quais as vantagens do carro elétrico?
Os carros elétricos trazem inúmeros benefícios, contribuindo para reduzir a emissão do gás carbônico (CO²) e trazendo economia para a frota. Confira as vantagens:
- Veículos movidos por energia renovável;
- Os veículos são silenciosos;
- Não emitem gases poluentes;
- Não contribuem para as mudanças climáticas e para o efeito estufa;
- Reduzem a poluição nas cidades;
- Manutenção mais barata, pois os componentes do automóvel elétrico são mais simples;
- Abastecimento facilitado por qualquer fonte de energia elétrica;
- Maior eficiência energética, sendo que os elétricos aproveitam 90% da energia, enquanto o motor por combustão aproveita somente até 40%;
- Autonomia média entre 300 e 400 km por carga;
- Melhor custo-benefício no carregamento, pois a energia mais barata que o combustível no cálculo do quilômetro rodado.
O futuro aponta para a frota elétrica
Como já indicamos, exemplos não faltam para entender porque o futuro aponta para os carros elétricos.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que pretende substituir toda a frota federal por modelos elétricos. Isso representa um universo de 645 mil veículos, ou seja, uma enorme mudança com impactos reais para a mobilidade e para o meio ambiente.
Esse movimento está de acordo com o estímulo à energia renovável e combate às mudanças climáticas estabelecido pelo governo dos EUA.
Multinacionais que trabalham com entregas e que tem atuação no Brasil também já iniciaram essa mudança. A logística dessas empresas, principalmente do ramo de varejo e e-commerce, possui enormes frotas, com dezenas de milhares de veículos.
E essas empresas estão comprometidas com o desenvolvimento sustentável e sabem que para continuar crescendo é necessário manter a preservação e respeitar os acordos climáticos e ambientais estabelecidos.
Por isso, já fizeram rodadas de investimentos para alavancar capital para aplicar em frotas elétricas e já traçaram o planejamento para zerar a pegada de carbono em total compromisso com as futuras gerações.
A sua empresa está preparada para dar esse passo?
Não fique para trás. Quem sai na frente tem melhores condições para crescer e se adaptar ao conhecer antecipadamente esse novo mercado.
Hoje em dia, reduzir a emissão de carbono significa estar em consonância com o progresso, pois empresas comprometidas com o meio ambiente tendem a atrair melhores negócios com outras companhias.
Pense: “se as principais empresas do mundo estão caminhando nesse sentido, porque a minha empresa ficará de fora? ”
Acompanhar esse ritmo está ao alcance de todos e o melhor de tudo é que é possível ter uma frota totalmente elétrica e ainda por cima contar com os benefícios de uma frota terceirizada.
Não sabe por onde começar? Conheça o SMART APPROACH a consultoria de transição verde para frotas da Arval. Com experiência nos países mais avançados do mundo em carros elétricos, entendemos as suas metas de redução e indicamos para o perfil da sua empresa a melhor gama de soluções verdes para frotas.