Imagem de Política de Frotas

Como criar uma Política de Frota na sua empresa?

15 Dec 2021

Como criar uma Política de Frotas eficiente?

Muitas empresas hoje no Brasil e no mundo operam com grandes frotas de veículos, sejam eles terceirizados, alugados ou próprios -algumas delas ultrapassando centenas de veículos. Isso pode representar um grande desafio para a gestão, que se não for bem planejada, pode causar prejuízos a empresa.

Por isso que é de suma importância a definição e aplicação de uma política de frotas. Nesse artigo nós iremos explicar melhor de que se constitui essa política e quais os passos para aplicá-la na sua empresa.

 

O que é Política de Frotas?

A política de frotas é um documento em que constam todos os regulamentos referentes à utilização e funcionamento da sua frota empresarial, desde a gestão dos fornecedores até mesmo os procedimentos internos da empresa.

É nela que constam, por exemplo, quais são os funcionários elegíveis a utilizar a frota da empresa, quais as finalidades específicas de cada veículo, as regras gerais para a utilização, questões de personalização, quem paga as multas, como será feita a cobrança, define funções e responsabilidades, entre outros.

 

Qual a Importância de ter uma Política de Frotas?

A definição de uma política é essencial para direcionar as ações dos gestores, além de orientar de forma clara quais são os deveres e direitos dos funcionários que utilizam veículos da empresa para desenvolver suas atividades.

Uma política de frotas bem planejada pode ajudar a reduzir de forma significativa os custos operacionais.

 

Como fazer uma Política de Frotas?

 

1 - Definição das equipes:

Identifique quais as áreas da empresa são impactadas pela gestão de frotas, notifique os responsáveis sobre a criação de uma nova política, frisando sempre na importância do tema e nos benefícios que ele poderá gerar para a equipe. Crie também uma equipe com integrantes de diferentes áreas para definir quais setores farão parte da nova política e os responsáveis por cada área.

2 - Identificação dos problemas:

Peça ajuda à equipe para levantar os principais problemas enfrentados pela empresa no que diz respeito à utilização dos veículos. Discuta cada um dos problemas levantados, elegendo quais os mais urgentes e que geram mais prejuízos.

3 - Defina protocolos:

Levantados os problemas, é hora de pensar que tipos de regras e protocolos podem minimizá-los. Nessa etapa é importante definir quem serão os responsáveis pela Política de Frotas bem como todos os protocolos-que devem ser documentados, tais como mobilização e desmobilização, elegibilidade para uso, itens obrigatórios, utilização, abastecimento, manutenção, sinistros e infrações

4 - Capacite os condutores:

Chegou a hora de comunicar a nova política para o restante da empresa. Realize palestras de apresentação da nova cultura, e promova capacitações para os motoristas em direção defensiva, dirigibilidade sustentável, entre outros. Uma vez implementada a política, realize reuniões periódicas para avaliar os resultados e averiguar a necessidade de adequações e melhorias.

 

Política de Frotas da Arval

Na Arval contamos com os especialistas quando o assunto é gestão de frotas e uma equipe dedicada a auxiliar o cliente no dia a dia da sua gestão.

Todos os anos é realizada uma avaliação completa da sua frota para repensar suas necessidades em todos os aspectos, desde geografia, destinos, estratégia de negócios e serviços fornecidos pela Arval.

Permanecemos atentos a todas as oportunidades de melhoria —seja o custo do seguro, seu custo geral ou KPIs específicos de RSC, incluindo gerenciamento de combustível e segurança do condutor, além de fornecermos a avaliação de negócios e recomendações.

Saiba mais sobre a política de frotas da Arval.

Entre em contato com a Arval para mais informações:

Você possui frota própria?
Qual é o volume da sua frota atual:

Confirmo que li e estou de acordo com a política de privacidade

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.
Leia mais Mostre menos