5 Ensinamentos para Gestão da Manutenção de Frotas de Veículos
Administrar a frota de veículos de uma empresa é sempre um desafio. Ter sucesso nessa área é o objetivo de todo gestor de frotas.
Neste artigo, a Arval listou uma série de ensinamentos que podem auxiliar a gestão e a manutenção da frota de veículos da sua empresa.
O gestor de frotas é responsável pela manutenção, mas prática o faz um gestor?
A gestão de frotas consiste no gerenciamento dos veículos que realizam o serviço de uma empresa. O gestor de frotas, portanto, é responsável por garantir a disponibilidade do carro em prol da empresa. Por isso, seu dia a dia consiste em acompanhar e administrar a utilização dos carros para que a operação da empresa não seja comprometida.
Isso envolve questões estratégicas como optar por automóveis com melhor custo- benefício, consumo equilibrado e dentro do orçamento estabelecido, e também uma série de competências operacionais, que visam deixar o veículo sempre apto para utilização, com segurança, documentação, manutenção e suporte em dia.
Além das questões de negócios, o gestor de frota também precisa se preocupar com a segurança dos seus colegas de trabalho, por isso a manutenção, a telemetria, e outros processos se tornam ainda mais relevantes.
Como garantir a frota disponível para a empresa?
Confira 5 ensinamentos para ter uma manutenção e gestão de frota eficiente:
- Realize o inventário da frota: Conhecer a frota é indispensável, por isso é preciso reunir todas as informações que concernem aos veículos para estabelecer as rotinas (manutenção, documentação), projetar custos, definir condutores, entre outras ações.
- Planeje o orçamento: Com o inventário feito e sabendo a média de consumo atribuída a cada modelo veicular, é imprescindível estabelecer um orçamento, com previsões de consumo de combustível, custo por quilômetro rodado, a rotina de manutenção de frotas indicada para cada modelo, multas, seguro, depreciação.
Ao contar com uma frota terceirizada, a sua empresa pode ter todas essas informações e a gestão desses pontos fica sob os cuidados da fornecedora.
- Crie uma rotina de manutenção: Ter uma rotina de manutenção de frotas preventiva é o cenário ideal para a frota, pois diminui o desgaste dos componentes veiculares ao mesmo tempo em que aumenta a vida útil do automóvel, além de oferecer maior segurança para o condutor e ajudar com a previsibilidade dos gastos.
Atender o calendário de manutenção preventiva indicada pelas montadoras, reduz a necessidade de manutenção corretiva e não planejada. Com isso, o gestor de frotas consegue aumentar a disponibilidade do carro para a empresa e minimiza o risco de acidentes.
A Arval, principal parceira dos gestores de frotas, oferece uma ampla rede de manutenção para cuidar do futuro dos clientes todos os dias.
- Monitore a operação: Conhecer em detalhes a frota e o comportamento dos condutores é a chave para conseguir atingir as metas e pensar a gestão de frota como uma área estratégica para a empresa.
Pneus, combustível, rotas, documentação, multas, tudo deve ser acompanhado para ver se os custos estão dentro do previsto e se os colaboradores estão cumprindo com as regras da empresa.
A Arval pode ajudar aos gestores de frotas a construir uma política de frotas para a sua empresa, com isso, seu time pode contar com todos os serviços de controle agregados.
- Use a tecnologia a seu favor: Hoje, a tecnologia é indispensável e através de aplicativos e sistemas inteligentes é possível controlar a gestão operacional do veículo.
A Arval disponibiliza para os seus clientes indicadores de desempenho, telemetria e o My Fleet Status, plataforma de acompanhamento da frota, que leva em conta questões como custo, utilização e emissão de CO².
Seguindo esses passos a frota gerida tem tudo para oferecer melhores resultados. A Arval, líder no segmento de locação de frotas corporativas, segue todos esses passos, auxiliando gestores na administração da frota de forma a economizar recursos e tomar as melhores decisões.
Para chegar a isso, contamos com um amplo banco de dados para auxiliar com relatórios e consultoria, com foco na manutenção regular, consertos em garantia, serviços e inspeções.
Além dos serviços para o carro, o condutor também ganha atenção especial, com atendimento disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, permitindo a comunicação de problemas, agendamento de serviços ou realização de encomendas e devoluções — online, pelo celular ou telefone.
Visite o nosso site e confira todos os serviços que disponibilizamos para a gestão eficiente da sua frota.