Close em mão masculina cobrindo uma miniatura de carro

Alternativas que a sua empresa deve adotar para sair da crise

22 Mar 2021

Alternativas que a sua empresa deve adotar para sair da crise

Direta ou indiretamente, a crise de saúde afetou o departamento de vendas de grande parte das empresas. Com menos visitas a clientes, negócios e oportunidades, a maioria das áreas comerciais ficaram estagnadas e, além disso,  houve aumento do preço dos insumos obrigando empresários a buscar alternativas para manter a operação, para evitar um aumento de preços e garantir a saúde de seus funcionários.

No entanto, mesmo com todos os esforços, muitas empresas tiveram a saúde financeira fortemente prejudicada. Pensando nisso, para não agravar ainda mais essa situação nesse momento delicado e ter alternativas para sair da crise, alguns passos podem ser seguidos para diminuir custos e aumentar o fluxo de caixa, afinal:  é hora de pensar a longo prazo para sair da crise!

Planejamento a longo prazo para sair da crise

A administração de um negócio precisa de acompanhamento diário, ainda mais em um momento como esses. Mas outro aspecto tão importante quanto o presente é o futuro. 

Sair da crise demanda planejamento e estratégia, portanto, para ter controle financeiro, é fundamental pensar no futuro. Comece por esses passos:

  • Avalie o motivo da baixa do faturamento por meio do planejamento orçamentário;
  • Identifique as contas a pagar e a receber para medir o impacto da crise durante esse período de pandemia;
  • Verifique quais áreas podem ser ajustadas ou diminuídas;
  • Adeque o tamanho da empresa de acordo com o faturamento, assim não se paga impostos a mais do que o justo;
  • Veja se existem oportunidades de negócio no seu segmento ainda não utilizadas por sua empresa;
  • Reveja o plano de metas e as estratégias de marketing, sempre lembrando que este é um investimento, não um gasto;
  • Terceirize setores da empresa para diminuir custos e aumentar a receita com mais eficiência.

Pense no seu fluxo de caixa 

Toda crise tem um início e também tem um fim. Esperar o fim da crise sem se planejar é um grave erro, pois é preciso aproveitar o momento em que a demanda pode estar menor para atualizar informações internas e sobre os clientes. Também deve-se criar um plano de nova aproximação com o consumidor, que pode ser com estratégias de descontos com pagamento adiantado (produtos ou serviços que podem ser vendidos agora e resgatados quando a crise passar).

É sempre bom pontuar que a recuperação começa no instante em que a resposta para sair da crise é colocada em prática. Assim, reduzir custos é essencial e deve ser priorizado para evitar desperdícios e trazer mais economia. 

Uma das principais alternativas para sair da crise, reduzindo custos é a terceirização de frota - para empresas que trabalham com fretes ou oferecem serviços.

A terceirização de frotas pode representar uma economia de até 30% com veículos e ainda garante que a operação nunca pare, pois oferece assistência veicular 24 horas, e o melhor desempenho, com parâmetros de monitoramento em tempo real para a melhor condução do seu negócio.

Como apontado, a locação  de veículos ajuda a reforçar o fluxo de caixa e a restabelecer a saúde financeira dos negócios durante e após o período de crise, com mais economia para ter mais dinheiro como capital de giro. Para saber mais sobre a terceirização veicular, confira o site da Arval.

Entre em contato com a Arval para mais informações:

Você possui frota própria?
Qual é o volume da sua frota atual:

Confirmo que li e estou de acordo com a política de privacidade

Leia mais Mostre menos