BAROMETRO 2024

Tendências para mobilidade corporativa: Barômetro de frotas e mobilidade 2024

10 Jun 2024 , by
Arval Mobility Observatory

Mercado de frotas segue forte no brasil e deve crescer com soluções alternativas de mobilidade

As empresas brasileiras continuam confiantes no uso de frotas corporativas: 9 entre 10 gestores de frotas e tomadores de decisão apostam na estabilidade ou até expansão do volume de frotas, nos próximos três anos.

Para os gestores brasileiros, os principais desafios no cenário até 2027 são a mudança da matriz energética, com a adoção de veículos movidos a tecnologias alternativas, e a conscientização dos colaboradores para a direção responsável.

Os dados fazem parte da pesquisa “Barômetro de Frotas e Mobilidade 2024”, do Arval Mobility Observatory, que realiza pesquisas sobre o setor tanto no Brasil quanto a nível global, e dessa vez ouviu 300 empresas no território nacional.  

 

Especialista no registro e monitoramento de tendências em mobilidade corporativa, o Arval Mobility Observatory, responsável pela pesquisa “Barômetro de Frotas e Mobilidade 2024”, ouviu mais de 8.600 tomadores de decisão em 30 países, entre agosto e outubro do ano passado. Única em abrangência e em temas discutidos, a pesquisa reuniu, pela primeira vez, 300 empresas brasileiras, de tamanhos variados, nos setores de construção, indústria, comércio e serviços. Em termos globais, a pesquisa aponta seis macrotendências para os próximos três anos:

  • A maioria das empresas continua confiante no tamanho das suas frotas
  • A modalidade de financiamento por contrato de leasing de serviço completo continuará em expansão em todos os países
  • A transição energética está se acelerando, apesar dos desafios representados pelos veículos 100% elétricos (movidos a bateria)
  • As soluções de mobilidade têm sido cada vez mais implementadas como um complemento aos carros da empresa
  • Os serviços conectados continuam a crescer

no Brasil, a pesquisa concluiu que o futuro deste setor é levemente mais otimista do que nos outros mercados pesquisados:

  • 9 entre 10 tomadores de decisão brasileiros acreditam que frota permanecerá estável ou irá crescer nos próximos três anos – tendência que é maior entre as grandes empresas (mais de 100 funcionários).
  • No recorte dos LCVs (veículos comerciais leves), o cenário é ainda mais positivo (94% das respostas) em relação aos veículos de passageiros (75%, ante 84% da média global). Importante notar que os LCVs demoram mais que os carros de passageiros para serem renovados (5,4 ante 4,9 anos, respectivamente).
  • O desenvolvimento da empresa é o principal motivo para manter ou expandir a frota. Os gestores de RH relatam a necessidade de recrutar e reter talentos – e a frota corporativa entra como fator de atração. Por outro lado, o carro compartilhado segue nos planos das empresas, em linha com os demais países do mundo.
  • A gestão de frotas foi pouco afetada pela prática do home office, que ainda continua em algumas companhias. Apenas 1 em cada 5 empresas alterou ou considera alterar a sua política de mobilidade (em linha com a média global). As principais mudanças ocorridas com o trabalho em domicílio foram a oferta de subsídios em dinheiro, em vez de automóveis de empresa, e a criação de soluções alternativas de mobilidade.
  • Para os gestores de frotas brasileiros, os principais desafios nos próximos três anos são a redução do uso de veículos à combustão, substituindo a frota por veículos movidos por tecnologias alternativas de energia.
  • O objetivo é adaptar a empresa às políticas públicas de petróleo e diesel, e induzir conceitos de direção responsável entre os colaboradores.

 

Leasing é tendência forte, mas a transição energética ainda patina

O leasing aparece com forte potencial de crescimento: 4 entre 10 empresas brasileiras pretendem aderir ao seu uso ou expandir a frota por meio deste modelo de contrato nos próximos três anos, acompanhando a tendência mundial capturada na pesquisa. Os custos para possuir e manter uma frota com o leasing são considerados muito mais baixos do que a aquisição definitiva do veículo, além da rapidez com que os contratos são fechados.

Quanto à matriz energética, os primeiros sinais de interesse por carros 100% elétricos (movidos à bateria) começam a aparecer no Brasil – mas ainda muito abaixo da média global: apenas 1 em cada 10 empresas já está usando tecnologias alternativas de combustíveis entre PHEV (híbrido recarregável plug-in), HEV (rodam com motor à combustão, mas possuem bateria sem plug-in) e 100% BEV (possuem bateria recarregável na tomada) e apenas 4 em cada 10 pretendem fazer a transição nos próximos três anos.

Segundo o Barômetro de Frotas e Mobilidade Arval 2024, não há diferença entre as modalidades de energia alternativa previstas para a categoria de carros de passageiros. O cenário é um pouco melhor em relação aos veículos comerciais leves (LCVs): 1 em 5 companhias brasileiras já usam ou pretendem usar veículos 100% BEV e/ou Fuel Cell (carros movidos a hidrogênio) nos próximos três anos – o que também está abaixo da média global. A pesquisa aponta que a adoção de carros 100% BEV ainda é limitada por poucos pontos de carregamento – 70% dos entrevistados mencionam essa falta, sendo que 47% declaram não ter nenhum ponto instalado nas dependências da empresa e 30% com expectativa de instalação dos pontos nos próximos 12 meses. Já na casa dos colaboradores, 26% dos motoristas arcam com os custos de instalação, contra 20% que têm subsídio das empresas para realização desse serviço.

As políticas de responsabilidade social corporativa / ESG, além da redução de custos de combustível, são as principais razões para implementar ou considerar tecnologias de energia alternativas para veículos comerciais leves no Brasil. Atualmente, 1 em cada 5 empresas ouvidas no Brasil é elegível para relatórios públicos regulatórios ESG. Outra metade será nos próximos dois anos. A mobilidade dos colaboradores é de grande importância para 31% destas empresas.

 

Brasil apresenta tendência para alternativas de mobilidade acima da média global   

A adoção de soluções de mobilidade cresceu significativamente no Brasil, desde a pesquisa publicada em 2023 (com dados de 2022): atualmente 8 entre 10 empresas já adotam pelo menos uma solução alternativa de mobilidade para seus colaboradores e a absoluta maioria pretende adotar nos próximos três anos, acima da média global.

A bicicleta compartilhada aparece como a solução preferida pelas empresas, mas ela é muito desafiada pelo subsídio para transporte público, bônus em dinheiro e carona compartilhada. Embora ainda não implementado atualmente, o carro compartilhado corporativo demonstra forte potencial de crescimento nos próximos três anos, mas ainda seguido de perto pelo subsídio de transporte, bicicleta compartilhada e transporte público. O cenário é igual em empresas de todos os portes.

As soluções de mobilidade são guiadas pelas necessidades do departamento de Recursos Humanos, como elemento de recrutamento e retenção de talentos, compliance e políticas de responsabilidade social (ESG) e imagem reputacional (aumentando o desejo de trabalhar na empresa). Elas são consideradas um valor adicional aos veículos corporativos, que permanecem como uma ferramenta de negócios para muitas companhias.

 

Eficiência e segurança motivam o uso de tecnologias telemáticas

Equipamentos de telemetria são usados pela metade das empresas brasileiras – acima da média global. A tecnologia é adotada mais para LCVs do que para carros de passageiros, e independe da quantidade de funcionários da companhia. Sua implementação é motivada pela eficiência operacional, tipo de veículo e melhoria dos níveis de segurança. Mais de dois terços já usam ou consideram usar os dados enviados pelas plataformas de telemetria nos próximos três anos e 16% delas fazem uso desses dados. 

“O Barômetro de Frotas e Mobilidade oferece uma perspectiva única de 30 países e 5 continentes. Os resultados desse ano indicam o “apetite” das empresas de todos os portes de crescer as suas frotas com um momento contínuo em eletrificação e um crescente interesse em soluções de mobilidade. ” (Carlos Lopes, CEO da Arval BNP Paribas no Brasil) 

“O Barômetro de Frotas e Mobilidade oferece uma visão compreensiva do envolvimento do ambiente da frota. Serve como benchmarking para as organizações para fazer decisões estratégicas e bem-informadas sobre os seus negócios e navega pelos desafios e oportunidades que estão construindo o futuro da gestão de frotas e mobilidade global.” (Cristiane Mireille, Sales, Mobility & Marketing Director da Arval BNP Paribas no Brasil) 

“Os resultados de 2024 do Barômetro de Frotas e Mobilidade mostra a resiliência das frotas em um ambiente turbulento, através de 30 países entrevistados e de empresas de todos os tamanhos. Enquanto isso, vemos o importante crescimento das considerações de RH e CSR em ampliar a oferta de frotas e soluções de mobilidade para uma parte maior da empresa, deixando claro que a retenção de talentos e mais soluções de mobilidade sustentáveis estão se tornando peça chave para os colaboradores. Nesse contexto, a eletrificação, o uso de dados dos carros conectados ou adaptar políticas de mobilidade são as tendências que irão formar as previsões para o futuro. ” (Julio Meneghini, Head de Marketing & Products da Arval BNP Paribas no Brasil)

 

BARÔMETRO DE FROTAS E MOBILIDADE 2024

Para esta pesquisa independente, foram realizadas 8.605 entrevistas com tomadores de decisões de empresas entre 21 de agosto e 13 de novembro de 2023, por uma empresa de pesquisa independente, a Ipsos. Os participantes foram recrutados e entrevistados por telefone. Seu escopo abrange 30 países: Áustria, Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Grécia, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Eslováquia, Romênia, Suíça, Finlândia, Dinamarca, Noruega, Suécia, Nova Zelândia, Austrália, México, Canadá, Estados Unidos, Turquia, Marrocos, Chile, Peru e Brasil. As empresas abrangidas operavam pelo menos um veículo.

 

SOBRE ARVAL MOBILITY OBSERVATORY

O Arval Mobility Observatory é amplamente reconhecido como uma das maiores plataformas de pesquisa e intercâmbio de informações no setor de frota e mobilidade. Seu objetivo é coletar e fornecer informações objetivas e precisas para compartilhar com todos os tipos de públicos, ajudando-os a compreender melhor o novo paradigma de mobilidade em que operamos e apoiando-os na seleção cada vez maior de soluções de mobilidade disponíveis.

https://mobility-observatory.arval.com

 

SOBRE ARVAL:

A Arval é uma das empresas protagonistas no full-service leasing para frotas corporativas e especialista em soluções de mobilidade, com mais de 1.7 milhão de veículos operando nas frotas de nossos clientes ao final de dezembro de 2023. Todos os dias, os mais de 8.400 colaboradores da Arval em 29 países oferecem soluções flexíveis para tornar a jornada de nossos clientes completas e sustentáveis, contemplando desde grandes grupos corporativos internacionais a pequenas e médias empresas até clientes individuais em modelos como o carro por assinatura.

A Arval é membro-fundadora da Element-Arval Global Alliance, líder mundial no setor de gestão de frotas, com mais de 4.4 milhões de veículos em 56 países. A Arval foi fundada em 1989, sendo controlada pelo BNP Paribas e posicionada dentro da divisão do Grupo de Commercial, Personal Banking & Services.

A Arval é reconhecida com o selo EcoVadis 2023, posicionando nossa estratégia de sustentabilidade entre as top 5% das companhias avaliadas.

https://www.arvalbrasil.com.br/

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