Gestão de Frotas

Saiba como melhorar a Gestão da Frota da sua empresa?

22 Dec 2021

Como melhorar a Gestão da Frota da sua empresa?

A figura do gestor de frotas é extremamente importante dentro de uma empresa, sendo ele o responsável pelo gerenciamento de todas as questões relativas aos veículos empresariais, tais quais compra e venda, licenciamentos, seguros, multas e sinistros, custos com manutenção e combustível, entre outros.

Infelizmente, muitos gestores ainda acreditam que apenas experiência e intuição bastam para dar conta de todas essas questões. Mas diante de tantas tarefas burocráticas e de uma pressão cada vez maior por redução de custos, hoje se torna imprescindível poder contar com dados e ferramentas de monitoramento para facilitar o dia a dia desse profissional -e que ele assuma um papel mais estratégico -reduzindo custos operacionais e melhorando a eficiência das operações.

Listamos algumas dicas que podem fazer toda a diferença para a gestão de frotas da sua empresa. Confira abaixo:

 

Faça um inventário da frota

O inventário é o documento no qual constam as informações de todos os veículos que compõem a frota da empresa, tais quais modelos, marcas, ano de fabricação, autonomia, capacidade de carga, vencimento dos documentos, entre outros.

Através dele, você consegue obter a idade média dos veículos assim como verificar qual a sua verdadeira capacidade operacional, além de prever gastos relativos ao consumo mensal de combustível, por exemplo.

 

Controle os custos com relatórios mensais

Parte importante do trabalho do gestor de frotas é realizar o controle dos custos operacionais e para facilitar esse trabalho é importante manter o registro de todas as informações financeiras e custos, sejam eles fixos ou variáveis, de forma a obter uma base de dados confiável.

Entre os indicadores a serem considerados estão o custo por quilômetro rodado e custo operacional de cada um dos veículos. Com esses dados em mãos, fica mais fácil tomar decisões que permitam otimizar as operações, trazendo mais eficiência e economia.

 

Crie planos de manutenção preventiva

Outra vantagem de ter um inventário completo de todos os veículos da frota é conseguir elaborar um plano de manutenção preventiva, de forma que as datas de revisão não sejam esquecidas ou postergadas.

Fazer a revisão no período correto contribui para a segurança dos condutores, além de evitar a necessidade de manutenções mais complexas e impedir que o veículo tenha que ficar parado por muitos dias.

 

Utilização sistemas de gestão de frotas

Para facilitar ainda mais o dia a dia do gestor de frotas e obter dados e informações sobre custos e desempenho de forma prática e segura torna-se imprescindível o uso de um bom software de gestão. Existem diversas opções disponíveis no mercado e cabe ao gestor identificar aquela que melhor se adequa às necessidades específicas da sua empresa.

Aqui na Arval, por exemplo, nós disponibilizamos aos nossos clientes uma série de ferramentas digitais que permitem o acompanhamento diário de indicadores como custos de combustível e manutenção, tamanho da frota, emissões, multas e muito mais.

Saiba mais sobre as Ferramentas de gestão da Arval.

Entre em contato com a Arval para mais informações:

Você possui frota própria?
Qual é o volume da sua frota atual:

Confirmo que li e estou de acordo com a política de privacidade

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.
Leia mais Mostre menos