O  que  é  Pegada  de  Carbono

O que é Pegada de Carbono e como isso se relaciona com a gestão de frotas?

18 Jun 2021

O que é Pegada de Carbono e como isso se relaciona com a gestão de frotas?

Segundo o WRI Brasil (world resources institute), o carro é o maior vilão no aquecimento global e essa discussão sobre responsabilidade social corporativa vêm ganhando força nas empresas. 

E para se alcançar o equilíbrio adequado com o meio ambiente, a sua empresa junto com a Arval pode reduzir a pegada de carbono mesmo com a atual frota de veículos. Acompanhe e conheça o Carbon Free.

O que é pegada de carbono?

A pegada de carbono se refere às marcas que cada ser, instituição ou empresa geram através da própria atividade com a emissão de gases do efeito estufa nocivos ao equilíbrio do planeta.

O cálculo da pegada de carbono faz a equivalência das emissões de gases do efeito estufa em uma quantidade equivalente de carbono. 

Dessa maneira, é possível compreender o quanto cada atividade emite de gases tóxicos de forma desproporcional à biocapacidade do planeta. Assim, são definidas estratégias para reduzir o impacto da pegada de carbono conforme cada atividade.

É importante salientar que diversas ações têm como subproduto o dióxido de carbono (CO²), que conhecemos como gás carbônico. A respiração e a decomposição são exemplos, porém são formas naturais e fazem parte do ciclo natural do CO².

Por outro lado, algumas atividades industriais, o desmatamento, as queimadas de florestas e, especialmente, a queima de combustíveis fósseis, geram alta concentração de gás carbônico na atmosfera.

E esta quantidade excessiva de CO² liberado pela ação humana tem causado diversos problemas socioambientais, sendo que os gases emitidos pelos automóveis aparecem como os grandes vilões.

O que é Carbon Free?

O Carbon Free é uma solução oferecida pela Arval que realiza a compensação das emissões de gás carbônico de uma frota com o plantio de árvores.

Dessa forma, não é necessário substituir a frota por modelos elétricos ou híbridos, pois é feita a compensação equivalente entre emissões da frota veicular com uma quantidade de árvores plantadas, proporcionando o equilíbrio sustentável da operação. 

Na prática, com a solução Carbon Free é calculado o quanto cada modelo de carro emite de CO² por quilômetro. Com esse resultado, soma-se todos os números da frota em relação ao período de contrato para ser feita a projeção do quanto toda a frota vai emitir de gás carbônico.

Com esse número é possível saber quantas árvores devem ser plantadas para compensar os gases lançados na atmosfera. Essa compensação é extremamente benéfica, pois permite neutralizar a pegada de carbono e ainda ajuda com o reflorestamento. Mas afinal, você sabe como as árvores ajudam nesse trabalho? Vamos explicar a seguir.

Como as árvores participam deste processo?

A fotossíntese realizada pelas árvores para obter energia utiliza dióxido de carbono (CO²) e água (H²O).  Logo, a presença do gás carbônico é fundamental para esse processo, porque as árvores o capturam da atmosfera, sendo essencial  para este ciclo.

Assim, o plantio de milhares de árvores, por exemplo, visa capturar de forma equivalente o CO² emitido por uma frota veicular durante determinado período. 

Dessa maneira, a pegada de carbono é neutralizada por sua empresa, demarcando o compromisso com a sustentabilidade e promovendo o reflorestamento de áreas degradadas.

Conheça mais sobre o Carbon Free e tenha mais essa solução com a Arval.

ENTRE EM CONTATO COM A ARVAL PARA MAIS INFORMAÇÕES:

Você possui frota própria?
Qual é o volume da sua frota atual:

Confirmo que li e estou de acordo com a política de privacidade

Leia mais Mostre menos