Reparador de mecânico de automóveis verificação de motor de carro com inspeção escrevendo na área de transferência a lista de verificação de máquina de reparo, serviço e manutenção de automóveis

Manutenção preventiva de veículos: 5 cuidados com a frota

24 Feb 2021

O que sua empresa pode ganhar com uma nova frota de veículos?

Adotar estratégias de manutenção faz com que muitos problemas com os automóveis sejam evitados, melhorando as condições para o gestor da frota. Nesse aspecto, a manutenção preventiva de veículos é indispensável na rotina de qualquer frota automotiva.

O que é manutenção preventiva?

A manutenção preventiva de veículos consiste na revisão da frota de forma programada de acordo com a utilização do automóvel, ou seja, a cada quilometragem alcançada certo componente, ou todo o carro, deve ser avaliado.

Esse controle e monitoramento reduz falhas e prolonga a vida útil do veículo. Esse modelo de manutenção faz com que a disponibilidade veicular seja maior, evitando qualquer falha na operação da frota, e confere maior segurança na direção.

Dessa maneira, além de ajudar no andamento dos negócios, pois os veículos ficam menos ociosos, a atuação preventiva traz economia de recursos, sendo que as manutenções corretivas se tornam menos frequentes.

Quando e o que observar na revisão?

A rotina de revisão é estabelecida pelo gestor de frotas de acordo com as características dos veículos e necessidades da empresa. No geral, o recomendado é seguir as instruções do manual do automóvel.

Para a rotina de revisão, usualmente é estabelecido que se faça a cada 10 mil quilômetros ou a cada 6 meses, optando pela situação alcançada primeiro.

Como alguns equipamentos têm rotinas de revisão mais longas (como exemplo a correia dentada a partir de 40 mil kms), ao fazer a manutenção preventiva no período indicado (6 meses ou 10 mil kms) essas peças sempre estarão sendo observadas.

Os itens que devem ser observados e podem ter troca obrigatória ou serem substituídos conforme estejam degradados, são:

  • Óleo;
  • Correia dentada;
  • Velas do motor;
  • Radiador e todo sistema de arrefecimento (refrigeração);
  • Rodas e pneus;
  • Suspensão, alinhamento e balanceamento;
  • Caixa de câmbio e radiador;
  • Sistema elétrico;
  • Filtros do carro: ar, óleo e combustível;
  • Sistema de iluminação (faróis, lanternas);
  • Para-brisa, espelhos, cintos de segurança;
  • Freios: pastilhas, fluido, lonas.

5 cuidados com a frota

Para ter ainda mais cuidado com a frota, você pode adotar os 5 cuidados apresentados a seguir para ter uma rotina de manutenção preventiva de veículos eficiente:

  1. Catalogue os veículos por marca, ano e histórico de manutenções para facilitar o agendamento da revisão programada;
  2. Faça o planejamento financeiro da frota para incluir a manutenção preventiva e, posteriormente, projetar a economia alcançada;
  3. Mantenha informações atualizadas sobre os veículos através dos KPIs (indicadores chave de desempenho) como forma de verificar qualquer perda de performance que pode estar afetando o desempenho da frota;
  4. Crie uma cultura organizacional para que os condutores sigam as recomendações da empresa, informem qualquer observação sobre o veículo e conduzam o automóvel com maior eficiência e economia;
  5. Tenha controle sobre a rotina de revisões, não deixando passar do prazo e não abandonando a estratégia traçada. Lembre-se: a manutenção preventiva é um ganho, não um gasto.

A manutenção para a Arval é prioridade e contamos com uma extensa rede de parceiros em todo o Brasil comprometidos com a segurança e a eficiência. Conheça agora as vantagens da terceirização de frotas e conte com a rede de assistência da Arval.

Leia mais Mostre menos