Estacionamento da concessionária com carros novos

Como ter economia e gerar lucro terceirizando a frota?

10 Feb 2021

Como ter economia e gerar lucro terceirizando a frota?

Gerenciar os custos de uma frota de veículos não é fácil, por isso muitos gestores têm optado pela terceirização da frota. Essa é uma maneira prática e econômica para o gestor de frotas ter mais recursos para um melhor desempenho, além de proporcionar mais tempo para cuidar da atividade principal da empresa e sua estratégia de negócio.

A seguir, vamos explicar como é possível reduzir custos e ainda gerar lucro.

Como o gestor de frota pode reduzir custos?

Para reduzir custos na empresa o gestor de frotas deve ter muito bem controlado todos os custos envolvidos na operação veicular. A melhor forma de fazer isso é:

  • Realizar manutenções preventivas;
  • Comprar peças e equipamentos em maior escala para ter margem de negociação;
  • Não atrasar pagamentos de impostos, documentos e infrações para não pagar multas;
  • Ter uma equipe de manutenção e assistência disponível e eficiente;
  • Controlar o combustível e os quilômetros por combustível por condutor;
  • Manter regularizado os sinistros e a documentação veicular;
  • Terceirizar a frota de veículos, mantendo o controle da gestão.

Esse último tópico é muito importante, visto que ao terceirizar a frota todas as soluções anteriores podem estar incluídas dentro do pacote de terceirização, o que oferece mais economia e menos burocracia, pois a empresa terceirizada que oferece a frota pode cuidar de tudo. 

Assim, o gestor de frotas administra com mais liberdade a operação, focando nas estratégias e nas metas da empresa.

Terceirizar faz minha empresa reduzir custos?

A resposta para a pergunta é: SIM! A terceirização é a melhor forma de reduzir custos e ainda gerar lucro. Isso porque a terceirização de frota é uma aliada dos gestores, sendo que oferece maior controle dos gastos por meio de uma fatura fixa. Essa é uma forma de ter maior previsibilidade quanto aos gastos e, assim, poder projetar com mais segurança as metas para gerar lucro. 

Somado a isso, todas as medidas para reduzir custos na empresa, citadas no tópico anterior, podem fazer parte do pacote de terceirização. A frota de veículos oferecida pela empresa parceira conta com os cuidados automotivos da rede de assistência e com um banco de dados que permite a melhor tomada de decisão para administrar os carros, assim como as rotas utilizadas e o desempenho dos condutores.

Outro fator fundamental a ser considerado é que ao terceirizar a frota se evita a perda de dinheiro com a depreciação automotiva. Além de utilizar carros sempre atuais, a terceirização faz com que a empresa preserve o seu patrimônio, uma vez que não perderá dinheiro ao adquirir uma frota própria e, logo no ano seguinte, o valor do carro desvalorizar 10%, chegando até 20% a partir do segundo ano.

Gere ainda mais lucro

A economia com a terceirização já é uma grande vantagem, pois o dinheiro pode ser reinvestido no crescimento da empresa gerando lucros. Ao terceirizar, a economia é em média de 30% em comparação com a frota particular.

Porém ainda existe uma outra forma de gerar lucro para quem já possui frota própria, a solução se chama: Arval Smart Fleet. 

Com o Smart Fleet, a Arval compra a frota particular da sua empresa com pagamento à vista e, automaticamente, firma um contrato de locação dos mesmos veículos para a sua empresa não parar de trabalhar. Essa é uma ótima forma de contar com toda a assistência de frotas Arval e ainda levantar capital para a empresa. Saiba mais aqui!

Arval Smart Fleet

Leia mais Mostre menos