Como realizar a higienização correta dos veículos e garantir a segurança dos condutores?

Higienização correta dos veículos e segurança aos condutores

30 Jul 2021

Higiene de veículos e segurança aos condutores?

A preocupação com a limpeza e higienização da sua frota empresarial ganhou mais importância. No contexto de COVID, essa questão fica ainda mais relevante, especialmente no caso de carros compartilhados entre mais de um colaborador. Assim como as pessoas, os veículos podem funcionar como uma forma de transporte do vírus e obviamente qualquer gerente de frota quer evitar isso.

 É claro que a limpeza constante também é um dos fatores que interferem na durabilidade do veículo e também na qualidade do serviço a ser prestado.

 Pensando nisso, neste artigo a Arval separou algumas dicas de como realizar a limpeza correta dos veículos, para que você possa ficar tranquilo em relação à sua frota - Confira:

 

Com que frequência você deve lavar o carro?

 Para a parte externa do veículo, é recomendada a lavagem uma vez por semana. Para realizar essa limpeza, basta um pouco de água e sabão neutro. Já a parte interna do veículo é onde acontece a maior parte do acúmulo de ácaros, vírus e bactérias, sendo que sua limpeza deve ser mais constante e também mais criteriosa.

 

Como higienizar a parte interna do veículo

 A higienização interna do veículo deve ser mais constante, dependendo da frequência da utilização do mesmo. É importante ter atenção redobrada às partes que são mais manuseadas pelos motoristas como o volante, o freio de mão, o câmbio, botões de abrir e fechar vidros e as maçanetas.

 Para essa limpeza podem ser utilizados panos úmidos com uma solução de água e sabão, álcool (líquido ou em gel) ou desinfetantes como Lysoform. Mas é preciso cuidado porque algumas partes do veículo podem ser danificadas por esses produtos. O álcool e o Lysoform, por exemplo, podem ser aplicados em peças metálicas e de plástico, mas nunca em materiais de couro ou tecido.

 A limpeza do volante e painel também precisam de atenção, uma vez que a umidade pode acabar por danificar a parte elétrica do automóvel.

 Para a limpeza dos assentos é recomendado primeiro o uso de um aspirador de pó, seguido por um pano ou esponja macia úmida. Aspire todo o chão do veículo, removendo sujeiras e ácaros que se escondem em cada um dos cantinhos.

 

Limpeza com ozônio

Para quem preferir contratar uma empresa especializada para realizar a higienização dos veículos, a limpeza com ozônio é uma excelente opção. Isso porque o ozônio é 200 vezes mais eficiente do que o cloro para a eliminação de fungos, bactérias e odores e, realizada corretamente, não prejudica as superfícies do veículo.

 

Atenção aos motoristas

Passe instruções de higiene aos motoristas de forma a garantir a manutenção da limpeza e até mesmo a segurança deles ao utilizarem os veículos. Antes de entrar no carro é importante que o motorista lave bem as mãos e as higienize com álcool gel. O mesmo deve acontecer uma vez que o motorista deixe o veículo. Outra recomendação importante é manter as janelas abertas, permitindo a circulação do ar.

 Aproveite para conhecer as soluções de terceirização de frotas disponíveis aqui na Arval. Contamos com todo o necessário para facilitar a vida dos gerentes de frota e condutores; assistência 24h, troca de pneus, veículo reserva, telemetria, cartão combustível e muito mais. Entre em contato com um de nossos consultores e descubra mais sobre nossos serviços.

Entre em contato com a Arval para mais informações:

Você possui frota própria?
Qual é o volume da sua frota atual:

Confirmo que li e estou de acordo com a política de privacidade

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.
Leia mais Mostre menos