Ilustração de uma pessoa fazendo uma anotação sobre a frota

Dimensionamento de frotas: o que é e quais os maiores benefícios

25 May 2022

Dimensionamento de frotas: o que é e quais os maiores benefícios

 

Ajustar o tamanho das frotas é uma tarefa essencial para evitar desperdícios e garantir que os processos se desenvolvam com eficiência. Mas adequar o número de veículos pode ser um grande desafio para os gestores. 

 

Por isso, entender sobre o dimensionamento de frotas pode te ajudar a adaptar o número de veículos à real demanda da empresa e ainda saber quando é a hora de optar pela terceirização ou locação.

 

O que é dimensionamento de frotas?

 

O dimensionamento de frotas é o processo que envolve todo o planejamento e otimização do transporte durante um tempo determinado. São diversos fatores que precisam ser avaliados, como:

 

  • Qual a capacidade de cada veículo e o que eles precisam transportar
  • Calcular o número de viagens feitas em um tempo específico
  • Estudar as rotas, as condições de tráfego, tipo de pista, etc
  • Determinar tempo de cargas e descargas, refeições dos motoristas e esperas

 

Vantagens de dimensionar a frota

 

Existem vários benefícios em organizar as tarefas que envolvem o dimensionamento de frotas. Trouxemos alguns deles, confira a seguir:

 

Reduz riscos de acidentes

 

Ainda é comum que os funcionários acabem ultrapassando os limites de velocidade ou de cargas, sem se preocupar com a segurança. Por isso, com a catalogação dos veículos da frota, é mais fácil evitar incidentes.

Aumenta a agilidade

 

Por meio de uma análise de rotas, é possível ganhar mais tempo e produtividade para as operações de transporte. Entendendo previamente como é a rota, quais os tipos de estrada e estruturas a serem enfrentadas, o gestor consegue mais rapidez nos processos.

 

Traz precisão de cálculo

 

Calcular a quantidade de viagens que a sua operação é capaz de realizar oferece parâmetros e dados acessíveis sempre que for necessário tomar decisões como ampliar ou reduzir a frota. Além de definir o total de veículos, o cálculo ajuda também a evitar atrasos.

 

Propicia redução de custos 

 

Através do dimensionamento de frotas, é também possível reduzir os custos relativos à manutenção. Ficar com uma parte da frota parada ou com uma frota de veículos inadequados pode trazer prejuízos, mas um planejamento estratégico pode ajudar.

 

A Arval faz o dimensionamento de frotas para você!

 

Como você pôde ver no artigo, existem vários fatores a serem postos na balança ao adequar o número de veículos de uma frota. Assim, um caminho possível é contar com a terceirização ou locação.

 

A Arval utiliza o seu know how para fazer o dimensionamento da forma mais eficiente possível, de forma a agregar agilidade e eficiência no processo e reduzir as chances de erro.

 

Clique aqui para conhecer a nossa solução de terceirização e aqui para conhecer a nossa solução de locação.

 

Entre em contato com a Arval para mais informações:

Você possui frota própria?
Qual é o volume da sua frota atual:

Confirmo que li e estou de acordo com a política de privacidade

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.
Leia mais Mostre menos