Como a depreciação de veículos afeta o patrimônio da sua empresa?

Como a depreciação de veículos afeta o patrimônio da sua empresa?

30 Jul 2021

Como a depreciação de veículos afeta o patrimônio da sua empresa?

Manter uma frota de veículos particulares é algo muitas vezes complexo e custoso para a empresa. Além do tempo e dinheiro gasto com manutenções preventivas, trocas de pneus, seguros e sinistros, existem alguns custos ocultos que muitas vezes passam despercebidos até mesmo pelos gestores mais experientes. Um deles é a própria depreciação de veículos que, além de impactar nas operações do dia a dia, ainda causa danos ao patrimônio da empresa. [1] 

 Neste artigo nós explicamos em detalhes como ocorre a depreciação de veículos e como ela afeta o patrimônio da sua empresa.

 

 Como a depreciação afeta os veículos?

 A depreciação é um termo utilizado em finanças e contabilidade para se referir à perda de valor de um ativo ou bem em decorrência do tempo. Essa depreciação pode se dar por conta de desgastes naturais, obsolescência ou então pela antiguidade do item. Geralmente, na hora de contabilizar o patrimônio é considerada uma porcentagem referente a depreciação que é descontada ano a ano.

 No caso da depreciação de frotas, estamos nos referindo especificamente a perda de valor de seus veículos.

 Não é segredo para ninguém que ao adquirir um veículo novo, você dificilmente irá recuperar o valor investido em uma futura revenda. Estima-se que ao deixar a concessionária o veículo já perde cerca de 20% de seu valor original. A desvalorização anual de veículos usados é em média de 10% ao ano, isso sem considerar possíveis avarias decorrentes do uso. Só por esses dados já é possível imaginar qual o impacto financeiro da manutenção de uma frota empresarial.

 Entre os principais fatores que influenciam na depreciação dos veículos da sua frota estão:

  • Ano de fabricação e ano do modelo;
  • Quilômetros rodados;
  • Estado de conservação do seu veículo.

 

Como a depreciação de veículos afeta a minha empresa?

 A depreciação dos veículos impacta diretamente tanto no caixa quanto no patrimônio da sua empresa, uma vez que o valor dos veículos é parte integrante desse cálculo.

Além disso, com o tempo, é possível que sua frota acabe por se tornar obsoleta, o que compromete a qualidade da sua prestação de serviço e também os custos operacionais. As novas tecnologias da indústria automotiva trazem uma série de benefícios funcionais aos veículos, que se tornam cada vez mais eficientes, seguros e econômicos. Em paralelo, carros antigos tendem a consumir cada vez mais combustível e tem sua eficiência comprometida, especialmente pelo surgimento de falhas mecânicas. Além disso, a depreciação da frota joga contra a própria retenção de talentos, uma vez que o veículo é um instrumento de trabalho e muito valorizado pelos bons profissionais.

 A solução óbvia seria fazer a renovação frequente da frota da sua empresa, mas, mesmo com o valor da revenda, não é possível cobrir todo o custo de aquisição de uma nova frota que também irá enfrentar a depreciação no futuro.

 

 Como superar a depreciação dos veículos?

 Justamente por esse fator que a aquisição de frotas próprias vem caindo em desuso no mercado nos últimos anos. Hoje em dia, vemos um número cada vez maior de empresas optando pelos serviços de terceirização de frotas como a principal solução para esse problema.

 Nesse modelo, é possível contar sempre com veículos novos e seminovos, e modelos que sejam ideias para o seu tipo de negócio. A terceirização também reduz os custos operacionais da sua frota em até 30% e facilita, e muito, o trabalho do gestor de frotas, uma vez que questões como manutenção, seguros, sinistros, multas e documentação passam a ser de responsabilidade da prestadora de serviço, sobrando mais tempo para que esse profissional se foque nas questões operacionais do dia a dia da empresa e no core business do seu negócio.

 Na Arval, por exemplo, nós contamos com soluções de terceirização de frotas de veículos feitas sob medida para a necessidade da sua empresa. Fale agora mesmo com um de nossos consultores e descubra tudo que os nossos serviços podem fazer pelo seu negócio.  

Entre em contato com a Arval para mais informações:

Você possui frota própria?
Qual é o volume da sua frota atual:

Confirmo que li e estou de acordo com a política de privacidade

Leia mais Mostre menos