Carro elétrico

Afinal, qual é a tecnologia utilizada nos carros elétricos e híbridos?

11 May 2022

Afinal, qual é a tecnologia utilizada nos carros elétricos e híbridos?

Da mesma forma que existem várias tecnologias para os carros a combustão, os veículos elétricos também são fabricados de modo a atender às necessidades do consumidor. 

 

Existem três tipos básicos de veículos elétricos, os totalmente elétricos, os híbridos e os híbridos plugin. De forma geral, seus componentes básicos são bateria, motor elétrico, conversores de potência e cabos de alta tensão. 

 

Mas existem tecnologias diferentes em cada um deles, que recebem siglas específicas. Listamos a seguir as maiores diferenças entre eles. Confira! 

 

Veículo elétrico a bateria (BEV)

 

Os veículos elétricos a bateria (BEV) são carros 100% elétricos porque não utilizam gasolina, álcool ou diesel para serem movidos. Ao contrário: os BEV utilizam a eletricidade armazenada na bateria para alimentar o motor elétrico e tracionar rodas.

 

Os carros eletrificados podem ter sua bateria recarregada via frenagem regenerativa, que é a conversão de parte da energia perdida em eletricidade ou através de um cabo, alimentado por uma fonte externa. 

 

Modelos conhecidos: Tesla, BMW i3, Chevrolet Bolt.

 

Veículo elétrico híbrido (HEV)

 

Esse tipo de veículo possui motor a combustão, mas também conta com um motor elétrico. Esse último serve de apoio para quando o carro está funcionando em baixas velocidades e RPM.

 

Os HEVs utilizam gasolina, álcool ou diesel para circular. Porém, eles poluem menos e são mais econômicos que carros não híbridos, pois, às vezes, o motor elétrico complementa a atividade do motor a combustão.

 

Modelos conhecidos: Toyota Prius, Chevrolet Malibu, Ford Fusion Hybrid. 

 

Veículo elétrico Híbrido Plug-In (PHEV)

 

Ao contrário do veículo elétrico híbrido, o veículo elétrico híbrido plug-in pode ser recarregado via frenagem regenerativa ou por cabo de recarga. Dessa forma, ele tem maior autonomia e é mais econômico em relação ao híbrido.

 

Esse tipo de carro emite menos poluentes porque é carregado por eletricidade. Além disso, ele não gera gases de efeito estufa quando funciona apenas com o motor elétrico. 

 

Modelos conhecidos: BMWi8, Volvo V60, Mitsubishi Outlander.

 

Veículo Elétrico a Célula de Combustível (FCEV)

 

Esse modelo utiliza o gás hidrogênio como principal fonte de energia. Ele combina hidrogênio e oxigênio para rodar e tem o reabastecimento parecido com os carros normais. 

 

Mas ainda assim o FCEV é considerado um carro 100% elétrico, já que funciona totalmente por eletricidade. Além disso, o veículo quase não produz gases poluentes, pois a conversão de gás nitrogênio em eletricidade produz apenas água e calor. 

 

Modelos conhecidos: Toyota Mirai, Honda Clarity, Hyundai Nexo.

 

A Arval já conta com veículos elétricos no portfólio

 

A Arval oferece modelos elétricos e garante toda a estrutura de carregamento para a sua frota. Mas antes realizamos uma consultoria SMART da sua frota para te ajudar a decidir se os carros eletrificados fazem sentido para as necessidades da sua empresa. 

 

Neutralize 100% as emissões de poluentes da sua frota! Faça já um teste gratuito conosco!

 

Entre em contato com a Arval para mais informações:

Você possui frota própria?
Qual é o volume da sua frota atual:

Confirmo que li e estou de acordo com a política de privacidade

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.
Leia mais Mostre menos