política de frotas

​​​​​​​Os 3 elementos fundamentais da política de frotas

11 Mar 2022

​​​​​​​Os 3 elementos fundamentais da política de frotas

O desafio de gerenciar frotas, seja uma unidade ou centenas de veículos, é diário para as empresas brasileiras. 

Desde a preocupação com os gastos de combustíveis até avaliar a condição e a performance dos motoristas, o gestor de frotas precisa sempre administrar todas as despesas e necessidades.

Definir uma política de frotas é imprescindível para uma boa gestão de frota. Ela ajuda a evitar a indisponibilidade de veículos, a aumentar a segurança, a reduzir custos operacionais e a capacitar a equipe de colaboradores. 

Trouxemos hoje os 3 principais elementos que toda política de frotas precisa ter. Continue lendo e saiba mais!

 

Delimitação de funções e responsabilidades

Comece investindo na elaboração de um documento transparente e objetivo, definindo qual o papel de cada colaborador na gestão da frota, de condutores até profissionais de alto nível hierárquico. 

Vale contar com a participação dos colaboradores impactados pela gestão de frota para ter mais chances de o documento ser seguido à risca e ser considerado relevante para todos os envolvidos. 

 

Identificação de problemas e capacitação

Espere algum tempo para que cada membro da equipe reflita sobre o tema para evitar erros na construção da política de frotas. 

Na próxima reunião, será mais fácil apontar modificações para cada etapa do processo, como, por exemplo, a definição do tipo de veículo por função ou intervalo de manutenções. 

Depois de formalizadas as normas e os procedimentos para a gestão de frota, realize treinamentos, palestras e manuais para apresentar todos os pontos do documento para todos os colaboradores.

É importante que a política de frotas seja absorvida pela cultura organizacional da empresa para aumentar a fluidez dos serviços e manter os funcionários mais produtivos. 

Portanto, é preciso verificar se todas as regras e requisitos estão sendo cumpridos por todos os membros, além de garantir que exceções não estejam sendo abertas.

 

Atualização da política de frotas

Após a implantação da política de frotas, todos os envolvidos precisam ter em mente que ela não é um documento definitivo.

Novas necessidades podem surgir, como a mudança do perfil dos veículos ou o tamanho da frota. Por isso é necessário atualizar constantemente as regras e garantir que todos fiquem cientes das modificações.

 

Conte com a expertise da Arval para gerenciar suas frotas

Com a Arval, todas as necessidades da sua frota são avaliadas pelo nosso time de especialistas. Da geografia à estratégia do seu negócio, oferecemos uma análise completa e personalizada do dia a dia da sua gestão para apontar soluções eficientes baseadas em dados relevantes.

 

Saiba mais sobre a política de frotas da Arval e entre em contato conosco! 

 

Entre em contato com a Arval para mais informações:

Você possui frota própria?
Qual é o volume da sua frota atual:

Confirmo que li e estou de acordo com a política de privacidade

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.
Leia mais Mostre menos