Início > Arval Blog > Carro Muito Alem de Um Beneficio

Carro: muito além de um benefício

Carro: muito além de um benefício

segunda-feira, 15 Outubro, 2018

O veículo corporativo não é considerado apenas um instrumento de trabalho, mas em muitas empresas, é um benefício cobiçado pelos funcionários. Atualmente, no Brasil, as empresas lidam com suas frotas de diversas formas: algumas simplesmente não se preocupam com os carros utilizados pelos funcionários. Outras usam serviços de e-hailing e táxi. Algumas ainda compram automóveis para os colaboradores utilizarem e deixam a manutenção sob a responsabilidade de cada um. E algumas terceirizam a frota com empresas especializadas.

Se a empresa não possui um departamento especializado e não adota políticas claras de uso do carro, cedo ou tarde, acaba se deparando com algumas perguntas como: Quem será o responsável pelas multas? Quem vai controlar e pagar as revisões periódicas? Quando o carro estiver na oficina, a empresa tem um carro reserva para a operação não parar? Qual o custo de operação do carro parado? O custo de reparação é o melhor que se pode encontrar, tenho controle sobre esses custos? São perguntas que se transformam em problemas que ninguém quer assumir.

Porém, estas são questões facilmente resolvidas se a gestão da frota for delegada a uma empresa especializada. Todos ganham com esta prática: o RH adiciona um incentivo ao pacote de benefícios; o funcionário fica mais satisfeito; a empresa reduz custos e aumenta a produtividade. Isso acontece porque a empresa especializada fornece relatórios completos de controle do uso do carro e, por consequência, do desempenho do seu condutor.

Falando em vantagens para o RH, a empresa pode optar por conceder um desconto para o funcionário adquirir o carro que utiliza no final do contrato de locação. Além do benefício financeiro para o usuário, o veículo tende a ser mais bem cuidado e a empresa terceirizadora pode colaborar com a criação de uma Política de Frotas que seja vantajosa para retenção de profissionais.

Adicionalmente, o capital da empresa não ficará imobilizado neste ativo, que tem rápida depreciação. O ganho de escala, quando uma empresa encomenda um grande número de veículos para uma mesma montadora, também é bastante considerável, podendo haver uma redução significativa dos custos de frota.

Nestes tempos de disputa por profissionais e de busca constante por maior produtividade considerar o carro como um incentivo ao funcionário é um fator que não pode ser desprezado no mundo corporativo.

Quer conhecer mais sobre a terceirização? Clique aqui e fale conosco!