Fila de carros estacionados

Primeira terceirização de frotas: Mitos e verdades

19 Jan 2021

Como a gestão de frotas pode te ajudar a economizar

Muitas empresas e gestores que pretendem realizar a terceirização de frotas pela primeira vez podem ter algumas preocupações. No entanto, essas dúvidas estão relacionadas a um passado que não existe mais, onde as empresas pretendiam dar conta de todos os setores, mesmo que seu ramo de atuação fosse outro.

Mas agora, com os avanços tecnológicos e com a expertise das empresas de terceirização, não restam dúvidas: a locação de veículos é a melhor opção. Preparamos esse artigo separando mitos e verdades do setor para ajudar na primeira terceirização de frotas. Acompanhe!

Mitos

Ter uma frota própria é melhor que fazer locação de veículos

Este mito está entre os principais sobre a locação de veículos. No passado, atribuía-se a frota própria, assim como a qualquer outro ativo, uma vantagem pelo maior controle sobre o bem.

Porém, este cenário mudou. Hoje em dia, ter uma frota própria pode ser uma desvantagem competitiva, uma vez que os automóveis se desvalorizam e os custos com manutenção ficam cada vez maiores. Ao adotar a terceirização de frotas a economia chega até 30% com os custos gerais.

A locação de veículos é mais cara que ter uma frota

Empresas de terceirização de frotas conseguem negociar automóveis 0km, peças, pneus, entre outras coisas, em grande escala. Isso faz com que os preços sejam muito atrativos para quem aderiu à terceirização. Portanto, dizer que a locação de veículos é mais cara que ter uma frota é um erro, ou seja, um mito.

Fazer gestão de frotas é complexo, conte com um especialista

Acreditar que a gestão de frotas é algo simples não é somente um engano, é também uma falha que pode sair caro. Não se pode tratar uma área tão complexa, que envolve gerenciamento financeiro, de forma simples. Além disso, a frota está diretamente ligada à qualidade do serviço ou produto oferecido, pois os automóveis fazem parte do negócio e carregam a sua imagem.

Uma gestão competente precisa ter controle financeiro e fiscal, ter parâmetros para medir eficiência da frota, ter um calendário de manutenção, como também gerir os condutores. Ou seja, é um mito achar que essa é uma área simples, tanto que as companhias mais competitivas do mercado optam por empresas de terceirização porque são especialistas no ramo.

Se terceirizarmos a frota, meu emprego está em risco

Um dos grandes receios dos profissionais de gestão de frota é acreditar que os empregos estão em risco, quando uma empresa de terceirização é contratada. Mas isso é um mito. Na prática, quando uma empresa é contratada o que acontece é que o tempo dos profissionais são redirecionados para tarefas menos operacionais e estratégicas. O reflexo de uma terceirização no dia a dia é que o profissional pare de trabalhar apagando incêndios e foca na performance, segurança e qualidade do serviço.

Verdades

A terceirização de frota de veículos ajuda na redução de custos

Essa é uma grande verdade. A terceirização ajuda as empresas parceiras a reduzirem custos em até 30% com os veículos. Isso ocorre devido às negociações em grande escala que Arval faz, gerando maior economia para os seus clientes. 

Outra vantagem é que as soluções oferecidas para o parceiro Arval permitem maior controle sobre a eficiência automotiva (telemetria), carros sempre disponíveis, assistência rodoviária, gerenciamento de multas e pneus, entre outros. Tudo isso agrega valor à locação e permite rodar com a frota sem interrupções, o que é sinal de mais e melhores negociações.

Contratar uma empresa de terceirização me permite concentrar no meu core business

Outra verdade indiscutível. Ao ter a locação de veículos, o gestor de frotas do cliente tem mais tempo para cuidar das estratégias do setor, otimizando processos e melhorando as entregas de produtos ou serviços. Assim, a parte burocrática e de legislação quem cuida é Arval. O core business e as estratégias de negócio, quem cuida é o cliente - com mais tempo e mais recursos para trabalhar.

Gostou do artigo? Saiba mais sobre terceirização de frotas e agregue valor a sua empresa com a Arval.

Arval Smart Fleet

Leia mais Mostre menos