Frota elétrica é mobilidade sustentável para a sua empresa

Frota elétrica é mobilidade sustentável para a sua empresa

7 Apr 2022

Frota elétrica é mobilidade sustentável para a sua empresa

A disseminação dos carros elétricos é cada vez mais debatida em todo o mundo e é um caminho sem volta. Montadoras e Governos já planejam a substituição de toda a frota por veículos elétricos no mundo todo. 

Para se chegar a isso, os governos planejam ações de incentivo à mobilidade sustentável, em detrimento aos veículos que utilizam combustíveis poluentes e, dessa forma, promover as condições para os elétricos ganharem espaço. Além disso, as montadoras, ano a ano, passam a reduzir a quantidade de carros com motor a combustível que saem de fábrica até o ponto em que somente sejam comercializados carros elétricos, ou no mínimo híbridos.

Essa é uma tendência inevitável tanto para a pessoas físicas, quanto nas frotas das empresas, que já desperta interesse e quem sair na frente irá adaptar melhor os seus negócios com este novo cenário.

Existe vantagem financeira a médio prazo na compra de um carro elétrico?

Apesar de ainda ter alguns entraves, o futuro próximo será baseado em frota elétrica. Atualmente, o preço desses carros pode afastar, porém tudo leva a crer que isso irá mudar rapidamente com mais incentivos e carros fabricados no país.

Um ponto que deve ser considerado é que o carro elétrico tem um custo por quilômetro rodado mais barato. Isso acontece porque os elétricos aproveitam cerca de 90% da energia, enquanto o automóvel de motor por combustão aproveita somente até 40% da energia.

Para automóveis que rodam bastante, com certeza o preço superior do automóvel é diluído a médio e longo prazo com a economia no abastecimento. 

No entanto, isso não deve ser motivo de preocupação para frotas corporativas, pois é possível terceirizar a frota somente com carros elétricos. Ao fazer isso o gestor a companhia contribui para um planeta melhor e tem ganha mais tempo para cuidar da estratégia da empresa.

É notável que os carros elétricos têm aumentado a sua autonomia e podem ser carregados em diferentes lugares com acesso à energia. Mesmo assim, um aumento da frota elétrica nacional deve ser acompanhado por mais estações de abastecimento e mais infraestrutura do setor elétrico nacional.

Quais as vantagens para o meio ambiente?

Os carros elétricos têm como benefício para o meio ambiente o fato de funcionarem por meio de energia limpa e renovável em substituição aos combustíveis poluentes.

A queima dos combustíveis fósseis (gasolina, diesel, gás natural), assim como do etanol derivado de insumos agrícolas, é responsável por despejar na atmosfera gás carbônico (CO2) em quantidade muito superior ao que a cobertura de vegetação consegue absorver. Essa situação intensifica as causas do efeito estufa e acelera o processo de mudanças climáticas.

Pensando nisso, a utilização da frota elétrica permite contribuir para a qualidade do ar, para a manutenção do clima de cada zona climática, como também para preservar as áreas de exploração de petróleo de possíveis danos ambientais. Dessa maneira, a frota elétrica auxilia na:

  • Redução da poluição do ar nas cidades, melhorando a qualidade da respiração;
  • Diminuição dos gases poluentes na atmosfera responsáveis pelo efeito estufa e pelo conjunto das mudanças climáticas;
  • Proteção das áreas de exploração, uma vez que a perfuração, transporte e refino de petróleo pode gerar danos ambientais, como: desmatamento, poluição pluvial e fluvial por vazamentos, entre outras situações.

Ao contrário do que se pensa, trabalhar com frota elétrica para uma mobilidade sustentável já é realidade no Brasil. A Arval, pioneira em sustentabilidade para frotas corporativas, oferece veículos elétricos baseados no potencial de eletrificação da operação da empresa, além de garantir a infraestrutura de carregamento.

Caso esteja em dúvida, faça um teste com a Arval. Experimente um carro elétrico e tenha a certeza se é a opção ideal para o seu negócio.

Leia mais Mostre menos