Conheça os benefícios de comprar o carro da empresa usando o CNPJ
Comprar carro com CNPJ é uma das alternativas que o mercado apresenta para os pequenos empresários ou empreendimentos que decidam adquirir e administrar sua própria frota de veículos.
O benefício se estende a qualquer Pessoa Jurídica - desde Micro Empreendedores Individuais (MEI) a companhias multinacionais – e o desconto varia de 2,5% a 30%, dependendo da montadora, perfil do comprador, número de automóveis negociados, e etc.
Para usufruir dessa regra, basta apresentar o contrato social da sua empresa e a Inscrição estadual vigente no momento da compra. Algumas montadoras podem exigir também o e-CNPJ.
O que devo considerar antes de fechar negócio?
É importante destacar que a compra de carro com CNPJ permite apenas a comercialização de veículos 0km, visto que a negociação é direta com o fabricante.
Fique atento, pois ao optar por essa compra, você não poderá vender o veículo adquirido, por esse meio, pelos próximos doze meses a partir da sua aquisição.
Vale lembrar também que o bem está no nome da empresa, e pode ser penhorado para cobrir o pagamento de dívidas tributárias.
Outro detalhe está relacionado à garantia: por considerar que o uso corporativo tende a ser mais frequente que o particular, algumas montadoras optam por diminuir o tempo de cobertura deste benefício.
Planejamento é fundamental, pois o prazo de entrega dos veículos adquiridos nessa condição normalmente é feito entre 10 a 40 dias.
Por fim, como descrito anteriormente, a concessão do desconto varia de acordo com uma série de fatores. Por isso, recomendamos colocar na ponta do lápis se o preço reduzido proposto pela montadora é interessante para o seu contexto.
Quando é vantajoso?
Aqui na Arval, acreditamos que a compra de carro com CNPJ vale a pena quando a decisão é vital para o funcionamento do modelo de negócio e a garantia que o impacto financeiro da aquisição e manutenção do veículo no custo por aquisição de clientes (CPA) é sustentável.
Em outras palavras, se a operação exige um automóvel para sair do papel e existe um controle de quanto é gasto em combustível e manutenção, e, ainda assim, esse custo valer a pena diante do fechamento de um contrato ou a venda de mercadoria, abraçar este benefício é válido.
Existe outra opção?
Sim, se o volume de carros for maior, ou a operação ganhar força e escalabilidade, a terceirização de frota pode ser mais financeiramente mais interessante.
Isso acontece porque mais carros aumentam a considerável a complexidade da operação, o que pode resultar em desperdícios no caso de um acompanhamento ineficaz.
"Ah, mas é só contratar um gestor de frota.”
Certamente, esse profissional é fundamental neste contexto. Contudo, tratá-lo essa função de forma operacional é um desperdício de expertise, já que um especialista no assunto pode contribuir muito mais no âmbito tático e estratégico.
Caso queira conhecer mais sobre a locação de frotas, agende uma conversa com nossos consultores.