Práticas seguras no trânsito
O dia 25 de setembro é marcado pelo Dia Nacional do Trânsito, em referência ao Código de Trânsito Brasileiro, homologado nesta data em 1997. A semana que antecede essa comemoração é marcada especialmente por ações e campanhas de educação visando boas práticas para a garantia de um trânsito mais seguro.
Por conta disso, nós aqui da Arval resolvemos desenvolver este artigo, com uma lista de boas práticas para condutores manterem uma postura mais defensiva e responsável na direção, fazendo a sua parte para evitar acidentes, garantindo a sua própria segurança como também a dos demais. Confira:
O que é trânsito seguro?
Apesar da maioria das pessoas acreditarem que a palavra “trânsito” se refira apenas à movimentação de automóveis sobre a via, na verdade ela sinaliza o deslocamento de todo o tipo de indivíduos de um ponto para o outro da cidade. Isso engloba condutores, ciclistas, motoqueiros e pedestres. Cada um desses diferentes indivíduos possui responsabilidades e um conjunto de regras a serem seguidas.
Hoje os acidentes de trânsito são a 8ª maior causa de mortes no Brasil e a grande maioria deles são causados em decorrência de imprudência e desrespeito às leis vigentes. Portanto, podemos dizer que o trânsito seguro é aquele em que todos os envolvidos fazem a sua parte para garantir a sua própria segurança e a de todos, agindo com prudência e obedecendo à legislação.
Dica de boas práticas no trânsito
No caso de condutores, qualquer má conduta pode resultar em acidentes graves, colocando a sua própria segurança e também a de outras pessoas em risco. No caso de quem usufrui de veículos empresariais, além de tudo, a falta de prudência no trânsito pode causar danos materiais e de reputação à empresa.
Apesar dos cursos de direção defensiva serem uma obrigatoriedade para a obtenção e renovação da carteira de motorista, depois disso, muitos motoristas parecem deixar de lado boa parte do que lhes foi ensinado.
De forma geral, a direção defensiva diz respeito a um conjunto de práticas que visam evitar acidentes causados por negligências e falhas humanas. A melhor forma de praticar uma direção defensiva é prezando sempre pela segurança. Abaixo nós listamos algumas boas práticas de direção defensiva recomendadas para os condutores.
1 - Usar o cinto de segurança;
2 - Respeitar os limite de velocidade;
3 - Não parar em filas duplas;
4 - Manter uma distância segura do veículo da frente;
5 - Não usar o celular enquanto dirige;
6 - Nunca fechar cruzamentos;
7 - Não parar sobre as faixas de pedestres;
8 - Utilizar sempre as setas;
9 - Atentar-se aos ciclistas, motociclistas e pedestres;
10 - Não levar crianças pequenas fora da cadeirinha de segurança;
11 - Manter o veículo sempre em boas condições;
12 - Não fazer ultrapassagens pela direita ou pela via contrária;
13 - Nunca dirigir sob o efeito de álcool
Lembre-se, todos têm a ganhar com essas práticas, seja o condutor, os pedestres e até mesmo a empresa que está disponibilizando o veículo. Garantir a segurança do trânsito é uma responsabilidade diária e todos devem fazer a sua parte. E se você gostou desse artigo, então aproveite para conferir a solução de gestão de condutores da Arval.