Home > Node > Privacidade de dados

Privacidade de dados

AVISO SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS DA ARVAL

A proteção dos dados pessoais é muito importante para o Grupo BNP Paribas, do qual a Arval Brasil faz parte, razão pela qual foram adotados princípios sólidos a esse respeito aplicáveis a todo o Grupo, e constantes no presente Aviso sobre Proteção de Dados.

Assim, este Aviso sobre Proteção de Dados foi elaborado para fornecer informações detalhadas relacionadas à proteção dos seus dados pessoais.

A Arval tem conduta diligente e responsável no recolhimento dos seus dados pessoais estritamente relacionados à nossa atividade. Este aviso também tem como objetivo deixar claro ao condutor de um veículo Arval (funcionário/representante de empresa cliente) as razões pelas quais são usados e compartilhados tais dados, por quanto tempo são mantidos, quais os seus direitos, e como você pode exercê-los.

Poderão ser fornecidas mais informações quando necessário, ou quando solicitado um produto ou serviço específico.

1, QUE DADOS PESSOAIS SÃO UTILIZADOS?

Podemos recolher e utilizar os seus dados pessoais na medida estritamente necessária, no âmbito das nossas atividades, visando, inclusive, atingir um elevado nível de produtos e serviços personalizados.

Diante de nossa atividade de aluguel de automóveis, solicitamos e necessitamos de vários tipos de dados pessoais, incluindo:

  • Informações de identificação pessoal (por exemplo, qualificação completa que inclui nome completo, RG, CPF, estado civil, passaporte (enquanto não existente RNE), Carteira Nacional de Habilitação - CNH, número de Cadastro pessoal de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda – CNPJ/MF, e  endereço IP);
  • Informações para elaboração de contrato (por exemplo, endereço residencial ou comercial, endereço de e-mail, número de telefone);
  • Informações sobre emprego (por exemplo, emprego, nome do empregador, localização);
  • Dados bancários (por exemplo, nome da instituição financeira na qual possua conta, número da agência, e da referida conta bancária, dados de pagamento quando se tratar de responsável pelo pagamento do aluguel do veículo).

Além disso, serão processados dados relativos a infrações de trânsito que forem cometidas na vigência do contrato, como parte do serviço de “Gestão de Multas”, na medida permitida pela Lei, e ainda ações cíveis, ou penais, que venham a ser ajuizadas em relação ao uso do veículo locado pela Arval.

Nunca serão solicitados dados pessoais relacionados à origem racial ou étnica, opiniões políticas, crenças religiosas ou filosóficas, filiação em sindicatos, dados genéticos ou dados sobre orientação sexual, exceto se houver amparo em Lei, ou determinação judicial para tanto..

Os dados que utilizados pela Arval também poderão ser fornecidos diretamente por fontes idôneas, para complementar ou enriquecer as bases de existentes, a saber:

  • Publicações/bases de dados disponibilizadas por autoridades oficiais;
  • Empresas clientes da Arval ou prestadores de serviços;
  • Terceiros, tais como serviços de proteção de crédito e agências de prevenção de fraude, sempre em conformidade com a legislação de proteção de dados;
  • Sites/páginas das redes sociais contendo informação tornada pública pelo condutor do veículo (por exemplo, o seu próprio site ou redes sociais);
  • Bases de dados disponibilizadas publicamente, e com amparo legal.

 

2. CASOS ESPECÍFICOS DE RECOLHA DE DADOS PESSOAIS, INCLUINDO A RECOLHA INDIRETA

Em determinadas circunstâncias, a Arval poderá recolher e usar dados pessoais de indivíduos com quem tem, poderia ter, ou teve uma relação direta, como por exemplo:

  • Potenciais clientes

Por algumas razões, a Arval também poderá obter e recolher informações, independentemente de relação direta, a saber:

  • Representantes legais, devidamente autorizados por procuração;
  • Beneficiários de transações de pagamento feitas pelos nossos clientes;
  • Beneficiários de apólices de seguro;
  • Beneficiários efetivos finais;
  • Devedores, ou Credores de clientes (por exemplo, em caso de falência);
  • Acionistas, sócios, ou representantes de uma entidade jurídica;
  • Prestadores de serviços e parceiros comerciais.

 

3. POR QUE RAZÃO E EM QUE CONTEXTO SÃO USADOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?

a. Para cumprir com as nossas obrigações jurídicas e legais são utilizados os seus dados pessoais, incluindo:

  • Regulamentos bancários e financeiros que:
    • Estabelecem medidas de segurança para prevenir abusos e fraudes;
    • Detectam transações que se desviem dos padrões normais;
    • Definem o grau de risco de crédito e a capacidade de reembolso.

A Arval, dentro de seus mecanismos de controle interno, também:

  • Monitora e reporta os riscos em que a instituição pode incorrer;
  • Grava, quando necessário, telefonemas, chats, e-mails, etc, quando necessária a defesa de seus interesses e de seus clientes;
  • Responde a todos pedidos oficiais de uma autoridade pública ou judicial, devidamente autorizada (por exemplo, para identificar o condutor e comunicar os dados às autoridades públicas competentes);
  • Age efetivamente para prevenir o branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo;
  • Cumpre a legislação relativa a sanções e embargos;
  • Combate a fraude fiscal e cumpre obrigações de controle e notificação fiscal.

b. Para realizar um contrato, ou para tomar medidas a pedido de clientes, ou seus prepostos, antes de celebrar um contrato, ou para cumprir com as obrigações ajustadas a Arval utiliza dados pessoais com o objetivo de:

  • Avaliar se é possível oferecer um produto ou serviço e em que condições;
  • Fornecer informações sobre os nossos produtos e serviços;
  • Agendar e gerir (i) a entrega, devolução, manutenção e reparação do veículo alugado (incluindo recall de automóveis pelos fabricantes), (ii) serviços de valor agregado (por exemplo, cartões de combustível) e (iii) eventual venda do veículo utilizado ao final do contrato;
  • Gerir a resolução de conflitos (por exemplo, para cobrança de dívidas) e ajudar a responder aos pedidos e reclamações de seus clientes, e condutores;
  • Garantir e facilitar a mobilidade, permitindo acessar de forma fácil alguns serviços diretamente no smartphone através dos aplicativos móveis da Arval;
  • Processar o faturamento e cobrança.

c. Para cumprimento dos legítimos interesses da Arval os seus dados pessoais são utilizados para implantar e desenvolver os nossos produtos ou serviços, gerir a relação contratual com as empresas clientes, das quais eventualmente você é funcionário, melhorar a nossa gestão de riscos e defender os nossos direitos e deveres jurídicos, incluindo:

  • Prova de transações;
  • Prevenção de fraudes;
  • Lançamento de campanhas de prevenção (por exemplo, criar alertas sobre o trânsito ou perigos da estrada);
  • Resposta a pedidos oficiais de autoridades públicas;
  • Gestão de TI, incluindo a gestão de infraestruturas (por exemplo, plataformas partilhadas) e a continuidade do negócio e segurança de TI;
  • Criar modelos estatísticos individuais, com base na análise de transações para, por exemplo, ajudar a definir o seu perfil de condutor;
  • Estabelecer estatísticas agregadas, testes e modelos para investigação e desenvolvimento para melhorar a gestão de risco do nosso grupo de empresas, os produtos e serviços existentes ou para criar novos serviços;
  • Formação dos nossos funcionários, registando chamadas telefônicas para os nossos call centers;
  • Personalizar a oferta que temos para clientes, e seus prepostos, e para outras entidades do BNP Paribas através de:
    • Melhoria da qualidade dos nossos produtos ou serviços (por meio de pesquisas de satisfação ao cliente);
    • Divulgar produtos ou serviços que correspondam às suas necessidades e perfil.

Isto pode ser alcançado através de:

  • Segmentação dos nossos clientes potenciais e clientes;
  • Análise dos seus hábitos e preferências nos diversos canais (visitas às nossas sucursais, e-mails ou mensagens, visitas ao nosso site, etc.);
  • Conjugar os produtos ou serviços que já possui ou utiliza com outros dados que detemos sobre si.

 Aplicável aos funcionários das empresas clientes da Arval:

  • Equacionar a possibilidade de oferecer um produto ou serviço e em que condições;
  • Fornecer informações sobre os nossos produtos e serviços;
  • Agendar e gerir (i) a entrega, devolução, manutenção e reparação do veículo (incluindo recall de veículos pelos fabricantes), (ii) serviços de valor agregado (por exemplo, cartões de combustível) e (iii) eventual compra do veículo utilizado ao final do contrato;
  • Gerir a resolução de conflitos (por exemplo, para cobrança de dívidas), apoiar e responder a pedidos e reclamações;
  • Fornecer uma plataforma digital que permita (i) aceder de forma fácil a alguns serviços diretamente nos smartphones e (ii) utilizar uma frota de veículos para partilha de automóveis para aumentar a respectiva taxa de utilização;
  • Disponibilizar o estado da frota e relatórios de tendências à pessoa encarregada da gestão (por exemplo, relatórios de manutenção, consumo de combustível);
  • Processar o faturamento e cobrança.

Os seus dados podem ser inseridos em estatísticas anônimas que podem ser disponibilizadas a clientes para nos apoiar no desenvolvimento do respetivo negócio. Neste caso, os seus dados pessoais nunca serão divulgados e quem recebe estas estatísticas anônimas não poderá determinar a sua identidade.

d. Respeitar a sua escolha se solicitarmos a sua autorização para um processamento específico, como por exemplo:

  • No caso em que os fins acima referidos conduzem a uma tomada de decisão automatizada, que produz efeitos jurídicos ou que o afeta consideravelmente. Nesse contexto iremos informá-lo separadamente sobre a lógica envolvida, bem como o significado e as consequências previstas de tal processamento;

Se for necessário processamento posterior para outros fins que não os mencionados acima na seção 3 (três), lhe informaremos e, caso seja necessário, obteremos o seu consentimento.

 

4. COM QUEM PODEMOS PARTILHAR OS SEUS DADOS PESSOAIS?

Para que os objetivos acima mencionados sejam cumpridos, apenas divulgamos os seus dados pessoais estritamente necessários a:

  • Entidades do Grupo BNP Paribas. O que poderá incluir a transferência internacional dos dados para os países onde o Grupo está presente;
  • Prestadores de serviços que prestam serviços em nosso nome;
  • Parceiros bancários e comerciais, com os quais mantemos uma relação contratual regular; autoridades financeiras ou judiciais, órgãos estatais ou organismos públicos, mediante solicitação expressa nesse sentido e na exata medida permitida por lei;
  • Profissionais regulamentados, tais como advogados, notários ou auditores, mediante solicitação expressa nesse sentido, com o devido amparo legal.

 

5. POR QUANTO TEMPO MANTEMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?

Manteremos os seus dados pessoais pelo máximo de tempo possível necessário para cumprir as leis e regulamentações aplicáveis, ou em razão de nossos requisitos operacionais, tais como uma manutenção adequada do contrato, facilitando a gestão da relação com o cliente, e respondendo a ações judiciais, ou pedidos amparados em lei.

Por exemplo, a maioria das informações do cliente é mantida durante o período da relação contratual, e após o fim da relação contratual durante o período de tempo necessário para garantir o exercício, ou a defesa de eventuais ações judiciais. Quanto aos potenciais clientes, a informação é mantida durante 1 (um) ano.

Os cookies e outros dados de ligação e rastreio armazenados no seu dispositivo são mantidos por um período de 12 (doze) meses a partir da data de recolha.

 

6. QUAIS OS SEUS DIREITOS E COMO PODE EXERCÊ-LOS?

De acordo com os regulamentos aplicáveis, você tem os seguintes direitos:

  • Acessar: você pode obter informações relativas ao processamento dos seus dados pessoais e uma cópia dos mesmos.
  • Retificar: quando você considerar que os seus dados pessoais estão pouco precisos ou incompletos, você pode exigir que sejam alterados adequadamente.
  • Apagar: você pode exigir a supressão dos seus dados pessoais, na medida permitida por lei.
  • Restringir: você pode solicitar a restrição do processamento dos seus dados pessoais.
  • Opor-se: você pode opor-se ao processamento dos seus dados pessoais, por motivos relacionados com a sua situação pessoal. Você tem o direito absoluto de se opor ao processamento dos seus dados pessoais para fins de marketing direto, o que inclui a criação de perfis relacionados a esse marketing direto.
  • Retirar o seu consentimento: em caso de você ter dado consentimento para o processamento dos seus dados pessoais, você tem o direito de retirar o seu consentimento a qualquer momento.
  • Portabilidade de dados: quando legalmente aplicável, você tem o direito de recuperar os dados pessoais que nos forneceu ou, quando tecnicamente viável, de transferi-los para terceiros.

Se pretender exercer os direitos descritos acima, envie uma carta ou e-mail para o seguinte endereço:

 Arval Brasil Ltda., DPO Office,

Avenida Chedid Jafet, 222 – Bloco A - 2° andar – Vila Olímpia - São Paulo – SP - CEP 04551-065

ou privacidade@br.arval.com.

Por favor inclua uma digitalização/cópia do seu RG e CPF para fins de identificação.

.

8. COMO VOCÊ PODE ESTAR A PAR DAS ALTERAÇÕES A ESTE AVISO DE PROTEÇÃO DE DADOS?

Num mundo de constantes mudanças tecnológicas, poderemos ter de atualizar regularmente esta nota informativa.

Convidamos você a rever a última versão online deste aviso. Informaremos a você quaisquer alterações relevantes através do nosso site ou através dos nossos outros canais de comunicação habituais.

 

9. COMO PODE CONTACTAR-NOS?

Caso tenha alguma questão relativamente à nossa utilização dos seus dados pessoais nos termos desta nota informativa, envie uma carta ou e-mail para o seguinte endereço:

Arval Brasil Ltda., DPO Office,

Avenida Chedid Jafet, 222 – Bloco A - 2° andar – Vila Olímpia - São Paulo – SP - CEP 04551-065

ou  privacidade@br.arval.com e entre em contato com o nosso Responsável pela proteção de dados que investigará o seu pedido.

Se pretender saber mais sobre cookies e segurança, envie um e-mail para privacidade@br.arval.com.