Terceirização de frotas

Redução de custos, mais assertividade e inovação: porque você deve terceirizar sua frota

A terceirização de frota é uma tendência que atende a crescente necessidade das empresas por melhores investimentos e uma infraestrutura mais dinâmica. Em outras palavras, a mentalidade agora é redução de custos, tomada de decisão a partir de dados e otimizar investimentos.

Esse movimento de mercado foi o principal assunto da segunda edição do Ahead Webcast. Promovida pela Golsat, a transmissão foi ao vivo, no Youtube, e voltada para gestores de Frotas. 

Participaram da conversa alguns dos principais executivos do mercado e especialistas em gestão de frotas e pela Arval, Max Fernandes, diretor de Marketing e Comercial da Arval. A mediação ficou por conta de Claudio Medeiros, gerente de Parcerias da Golsat.

O fim das decisões no escuro

A primeira parte da transmissão foi dedicada à importância de ter controle sobre as variáveis operacionais e financeiras do gerenciamento de automóveis, bem como a contribuição da terceirização nesse quesito.

Sobre essa questão, Max Fernandes alertou para as variáveis que ficam de fora do radar das companhias quando decidem ter seus próprios veículos. 

“Como proprietária dos carros, uma empresa é onerada com muitos custos indiretos, sendo uma grande parte relacionada ao comportamento dos próprios condutores - como avarias, multas e desperdício de combustível”, evidenciou.

Para ele, a terceirização permite dimensionar esses gastos de forma mais exata, evitando sustos e prejuízos. “Mais do que na compra, consideramos toda a vida útil do bem até o processo de desmobilização, municiando o gestor de frota de ferramentas voltadas a ter visão do custo total da operação, permitindo enxergar oportunidades de reduzir custos”, explicou.

O que permite empresas como a Arval de garantir a geração e gestão de dados sobre grande parte da frota é sua especialização no assunto, que envolve desde a disposição de pessoas profundamente especializadas no tema até o uso de tecnologias fundamentadas a partir das necessidades do ramo.

 As oportunidades da terceirização

A redução de custos que provém da locação de carros corporativos é apenas uma das vantagens financeiras de tomar essa decisão. Além disso, há também a capacidade de levantar caixa mais rapidamente a partir da venda dos veículos proprietários. 
O Sales & Rentback é um exemplo disso. “Além de mais eficiência, adquirida a partir dos benefícios do contrato de locação, a empresa libera caixa para investir em outras frentes de sua operação”, afirma Fernandes.

O serviço é também uma maneira de iniciar um processo de adaptação à tendência de terceirização. “Visto a necessidade crescente por conexão e informação, ainda mais durante a pandemia, veremos aqui no Brasil uma aceleração dessa curva cultural”, previu.

O gestor de Frotas como protagonista

Diante desse cenário, é nítido que a pessoa responsável por gerenciar frotas ganhará cada vez mais protagonismo nas companhias, assumindo então um papel estratégico para a saúde financeira e operacional.

“Em resumo, esse profissional trará mais caixa, otimização e redução de custos. Além disso, com a terceirização essa pessoa terá à disposição um time de especialistas trabalhando junto e um conjunto de ferramentas para integrar e trazer visão sobre o todo da sua frota, ajudará a tornar dados em informação que, consequentemente, norteará a tomada de decisão”, finaliza.

Assista o vídeo na íntegra!

Apresentamos neste artigo alguns destaques da nossa participação, mas você pode conferir a transmissão completa clicando aqui.

Leia mais Mostre menos