Mobilidade 360º

Mobilidade 360º: Como o Brasil pode evoluir

30 Jul 2021

Mobilidade 360º: essa tendência mundial pode evoluir no Brasil?  

O mundo está em constante mudança. Cada vez mais pessoas e empresas procuram por produtos e serviços mais alinhados com um estilo de vida sustentável. Alinhado a esses conceitos, a Arval tem como foco em suas ações o Arval Beyond, um planejamento estratégico para os próximos 5 anos, transformando o mercado de mobilidade urbana e com objetivo de se tornar referência ao oferecer soluções sustentáveis em mobilidade para empresas. E tudo isso passa pelo conceito de mobilidade 360º.  

O que é mobilidade 360º?  

A mobilidade 360º é um conceito que enxerga a mobilidade de uma forma muito mais ampla, deixando de lado o foco em veículos individuais e encontrando soluções de deslocamento mais integradas e sustentáveis - mais alinhadas ao conceito de cidades inteligentes.  

Alguns exemplos são o aluguel de bicicletas elétricas, compartilhamento de carros, micromobilidade e aplicações de Mobility-as-a-service (MaaS).  

Vantagens da mobilidade 360 para empresas?  

A mobilidade 360º traz resposta às empresas que procuram por soluções em mobilidade urbana à sua medida e cujos colaboradores procuram cada vez mais por soluções sustentáveis de deslocamento.  
 
Um estudo realizado pelo Observatório de Mobilidade da Arval indica que 3 em cada 4 empresas europeias consideram implementar soluções de mobilidade sustentáveis para seus colaboradores nos próximos 3 anos.  

Entre as vantagens desse conceito está a redução de veículos nas vias, que impacta positivamente no meio ambiente e diminui o tempo perdido em engarrafamentos, por exemplo.  

Compartilhamento e Mobility as a Service (MaaS)  

Dois exemplos de soluções muito interessantes que surgem dentro do conceito de mobilidade 360º são o Compartilhamento de veículos e aplicativos de Mobility as a Service (MaaS).  

É possível alugar um veículo por um tempo limitado, adicionando diferentes usuários e condutores – com estações de retirada e devolução. Tudo depende das regras da empresa que disponibiliza o serviço.  

É uma solução ideal para pessoas que trabalhem de forma remota e só precisem se deslocar em alguns dias da semana. Assim, não é necessário arcar com todos os custos de aquisição e manutenção de um automóvel que irá ficar parado na garagem.  

O Mobility as a Service, por sua vez, se baseia na ideia de que uma mesma pessoa ou empresa possa ter acesso a um conjunto diversificado de opções de locomoção, tudo em uma mesma plataforma, incluindo transporte público, táxis, carros, motos, bicicletas, além de opções de reserva, aluguel e pagamento, tudo de forma centralizada e interconectada.  

Mobilidade 360º no Brasil e no mundo  

A Mobilidade 360º já é uma realidade no Brasil e no mundo. Segundo o estudo Mobility Futures publicado pela Kantar em 2020, São Paulo é a 8ª metrópole mundial com maior aderência a serviços de Mobility as a Service. No entanto, nosso país ainda carece muito de investimentos em infraestrutura, transporte público e iniciativas em micromobilidade, o que faz com que as mudanças aconteçam com uma marcha muito mais lenta do que em outros países do mundo.  

Quer conhecer as soluções em mobilidade que a Arval oferece para a sua empresa? Então clique aqui e solicite um contato com um de nossos consultores.  

 

Entre em contato com a Arval para mais informações:

Você possui frota própria?
Qual é o volume da sua frota atual:

Confirmo que li e estou de acordo com a política de privacidade

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.
Leia mais Mostre menos