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Privacidade de dados

AVISO SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS DA ARVAL

A proteção dos dados pessoais é importante para o Grupo BNP Paribas - ao qual pertence a Arval, que por sua vez adotou princípios sólidos a esse respeito aplicáveis a todo o Grupo, e constantes no presente Aviso sobre Proteção de Dados do Grupo.

Esta informação da Arval referente ao Aviso sobre Proteção de Dados fornece-lhe informações detalhadas relacionadas à proteção dos seus dados pessoais.

Somos responsáveis pelo tratamento e recolhimento dos seus dados pessoais relacionados à nossa atividade. O objetivo deste Aviso sobre Proteção de Dados da Arval é permitir que você saiba quais os dados pessoais que podemos obter sobre você, enquanto condutor de um veículo Arval (ou seja, enquanto nosso cliente e funcionário/representante de empresas clientes), as razões pelas quais usamos e partilhamos tais dados, por quanto tempo os mantemos, quais os seus direitos, e como você pode exercê-los.

Poderão ser fornecidas mais informações quando necessário ou quando você solicitar um produto ou serviço específico.

 

1. QUE DADOS PESSOAIS UTILIZAMOS?

Podemos recolher e utilizar os seus dados pessoais na medida necessária, no âmbito das nossas atividades, e para atingir um elevado nível de produtos e serviços personalizados.

Podemos recolher vários tipos de dados pessoais, incluindo:

  • Informações de identificação (por exemplo, nome, RG, CPF, CNPJ, passaporte, CNH, nacionalidade, local e data de nascimento, gênero, fotografia, endereço IP);
  • Informações de contato (por exemplo, endereço residencial ou comercial,  endereço de e-mail, número de telefone);
  • Situação familiar (por exemplo, estado civil, número de filhos);
  • Informações sobre emprego (por exemplo, emprego, nome do empregador, localização);
  • Dados bancários, financeiros e de transações (por exemplo, número de cartão de crédito, detalhes da conta bancária tais como nome da instituição financeira na qual possui conta, número da agência, e da referida conta bancária, dados de pagamento);
  • Dados relativos ao contrato de locação de veículo (por exemplo, número de cliente, número do contrato, número de identificação do veículo);
  • Dados relacionados a questões de seguro (por exemplo, histórico de reivindicações de seguro, incluindo indenizações pagas e relatórios de peritos, informações sobre vítimas, entre outros);
  • Dados relacionados a você, os seus hábitos e preferências:
    • Dados relativos ao uso dos nossos produtos e serviços e dados de transações;
    • Dados das suas interações conosco: relatórios de contato, nos nossos sites da internet, nos nossos aplicativos, nas nossas páginas nas redes sociais, reuniões, conferências telefônicas, chats, e-mails, entrevistas, conversas telefônicas;
  • Vídeo vigilância e dados de geo-localização (por exemplo, mostrando locais para identificar a localização de fornecedores de serviços para você, ou permitindo a prestação de serviços específicos, como o compartilhamento de veículos).

 

Além disso, iremos processar dados relativos a infrações de trânsito, ou ações penais relacionadas ao uso do veículo locado para você, como parte do serviço de “Gestão de Multas”, na medida permitida pela Lei.

Nunca pedimos dados pessoais relacionados à sua origem racial ou étnica, opiniões políticas, crenças religiosas ou filosóficas, filiação em sindicatos, dados genéticos ou dados sobre a sua orientação sexual, a menos que seja exigido por uma obrigação legal.

Os dados que utilizamos podem ser fornecidos diretamente por você ou obtidos nas seguintes fontes para verificar ou enriquecer as nossas bases de dados:

  • Publicações/bases de dados disponibilizadas por autoridades oficiais;
  • Empresas clientes da Arval ou prestadores de serviços;
  • Terceiros, tais como serviços de proteção de crédito e agências de prevenção de fraude, sempre em conformidade com a legislação da proteção de dados;
  • Sites/páginas das redes sociais contendo informação tornada pública por você (por exemplo, o seu próprio site ou redes sociais);
  • Bases de dados disponibilizadas publicamente por terceiros.

 

2. CASOS ESPECÍFICOS DE RECOLHA DE DADOS PESSOAIS, INCLUINDO A RECOLHA INDIRETA

Em determinadas circunstâncias, podemos recolher e usar dados pessoais de indivíduos com quem temos, poderíamos ter ou tivemos uma relação direta, como por exemplo:

  • Potenciais clientes

Por algumas razões, também podemos recolher informações sobre você, enquanto não tem uma relação direta conosco.

Isto pode ocorrer, por exemplo, quando a sua entidade patronal nos fornecer suas informações ou os seus detalhes de contato forem fornecidos por um dos nossos clientes, se for em por exemplo:

  • Membros de família;
  • Representantes legais (procuração);
  • Beneficiários de transações de pagamento feitas pelos nossos clientes;
  • Beneficiários de apólices de seguro e fundos;
  • Beneficiários efetivos finais;
  • Devedores de clientes (por exemplo, em caso de falência);
  • Acionistas da sociedade;
  • Representantes de uma entidade jurídica (que pode ser um cliente ou um vendedor);
  • Funcionários do prestador de serviços e parceiros comerciais.

 

3. POR QUE RAZÃO E EM QUE CONTEXTO USAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?

a. Para cumprir com as nossas obrigações jurídicas e legais

Utilizamos os seus dados pessoais para cumprir com várias obrigações jurídicas e legais, incluindo:

  • Regulamentos bancários e financeiros em conformidade com os quais nós:
    • Estabelecemos medidas de segurança para prevenir abusos e fraudes;
    • Detectamos transações que se desviem dos padrões normais;
    • Definimos o seu grau de risco de crédito e a sua capacidade de reembolso;
    • Monitorizamos e reportamos os riscos em que a instituição poderia incorrer;
    • Gravamos, quando necessário, telefonemas, chats, e-mails, etc.
  • Respondemos a um pedido oficial de uma autoridade pública ou judicial, devidamente autorizada (por exemplo para identificar o condutor e comunicar os dados às autoridades públicas competentes);
  • Prevenção do branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo;
  • Cumprimento da legislação relativa a sanções e embargos;
  • Combate à fraude fiscal e cumprimento de obrigações de controle e notificação fiscal.

 

b. Para realizar um contrato, ou para tomar medidas, a seu pedido, antes de celebrar um contrato com você enquanto condutor de um veículo Arval e nosso cliente individual

Usamos os seus dados pessoais para celebrar e executar os nossos contratos, incluindo:

  • Avaliar se podemos oferecer-lhe um produto ou serviço e em que condições;
  • Fornecer-lhe informações sobre os nossos produtos e serviços;
  • Agendar e gerir (i) a entrega, devolução, manutenção e reparação do veículo (incluindo recall de automóveis pelos fabricantes), (ii) serviços de valor acrescentado (por exemplo, cartões de combustível) e (iii) eventual venda do veículo utilizado ao final do contrato;
  • Gerir a resolução de conflitos (por exemplo, para cobrança de dívidas) e ajudá-lo a responder aos seus pedidos e reclamações;
  • Garantir e facilitar a sua mobilidade, permitindo-lhe acessar de forma fácil alguns serviços diretamente no smartphone através dos aplicativos móveis da Arval;
  • Processar o faturamento e cobrança.

  

c. Para cumprimento dos nossos legítimos interesses

Usamos os seus dados pessoais para implantar e desenvolver os nossos produtos ou serviços, gerir a relação contratual com as empresas clientes, das quais eventualmente você é funcionário, melhorar a nossa gestão de riscos e defender os nossos direitos jurídicos, incluindo:

  • Prova de transações;
  • Prevenção de fraudes;
  • Lançamento de campanhas de prevenção (por exemplo criar alertas sobre o trânsito ou perigos da estrada);
  • Resposta a pedidos oficiais de autoridades públicas;
  • Gestão de TI, incluindo a gestão de infraestruturas (por exemplo, plataformas partilhadas) e a continuidade do negócio e segurança de TI;
  • Criar modelos estatísticos individuais, com base na análise de transações para, por exemplo, ajudar a definir o seu perfil de condutor;
  • Estabelecer estatísticas agregadas, testes e modelos para investigação e desenvolvimento para melhorar a gestão de risco do nosso grupo de empresas, os produtos e serviços existentes ou para criar novos serviços;
  • Formação dos nossos funcionários, registando chamadas telefônicas para os nossos call centers;

 

  • Personalizar a oferta que temos para você e para outras entidades do BNP Paribas através de:
    • Melhoria da qualidade dos nossos produtos ou serviços (por meio de pesquisas de satisfação ao cliente);
    • Divulgar produtos ou serviços que correspondam às suas necessidades e perfil.

Isto pode ser alcançado através de:

  • Segmentação dos nossos clientes potenciais e clientes;
  • Análise dos seus hábitos e preferências nos diversos canais (visitas às nossas sucursais, e-mails ou mensagens, visitas ao nosso site, etc.);
  • Conjugar os produtos ou serviços que já possui ou utiliza com outros dados que detemos sobre si.

 

Aplicável aos funcionários das empresas clientes da Arval::

  • Equacionar a possibilidade de oferecer um produto ou serviço e em que condições;
  • Fornecer informações sobre os nossos produtos e serviços;
  • Agendar e gerir (i) a entrega, devolução, manutenção e reparação do veículo (incluindo recall de veículos pelos fabricantes), (ii) serviços de valor acrescentado (por exemplo, cartões de combustível) e (iii) eventual compra do veículo utilizado ao final do contrato;
  • Gerir a resolução de conflitos (por exemplo, para cobrança de dívidas), apoiar e responder a pedidos e reclamações;
  • Fornecer uma plataforma digital que permita (i) aceder de forma fácil a alguns serviços diretamente nos smartphones e (ii) utilizar uma frota de veículos para partilha de automóveis para aumentar a respectiva taxa de utilização;

 

  • Disponibilizar o estado da frota e relatórios de tendências à pessoa encarregada da gestão (por exemplo, relatórios de manutenção, consumo de combustível);
  • Processar o faturamento e cobrança.

Os seus dados podem ser inseridos em estatísticas anônimas que podem ser disponibilizadas a clientes para nos apoiar no desenvolvimento do respetivo negócio. Neste caso, os seus dados pessoais nunca serão divulgados e quem recebe estas estatísticas anônimas não poderá determinar a sua identidade.

 

d. Respeitar a sua escolha se solicitarmos a sua autorização para um processamento específico

Em alguns casos, é necessário solicitar a sua autorização para processar os seus dados, como por exemplo:

  • No caso em que os fins acima referidos conduzem a uma tomada de decisão automatizada, que produz efeitos jurídicos ou que o afeta consideravelmente. Nessa altura, iremos informá-lo separadamente sobre a lógica envolvida, bem como o significado e as consequências previstas de tal processamento;

Se for necessário processamento posterior para outros fins que não os mencionados acima na seção 3 (três), lhe informaremos e, caso seja necessário, obteremos o seu consentimento.

 

4. COM QUEM PODEMOS PARTILHAR OS SEUS DADOS PESSOAIS?

Para que os objetivos acima mencionados sejam cumpridos, apenas divulgamos os seus dados pessoais a:

  • Entidades do Grupo BNP Paribas;
  • Prestadores de serviços que prestam serviços em nosso nome;
  • Agentes independentes, intermediários ou corretores, parceiros bancários e comerciais, com os quais mantemos uma relação regular; autoridades financeiras ou judiciais, agências estatais ou organismos públicos, mediante solicitação expressa nesse sentido e na medida permitida por lei;
  • Certos profissionais regulamentados, tais como advogados, notários ou auditores, mediante solicitação expressa nesse sentido, com amparo legal.

5. POR QUANTO TEMPO MANTEMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?

Manteremos os seus dados pessoais pelo máximo de tempo possível necessário para cumprir as leis e regulamentações aplicáveis, ou durante nossos requisitos operacionais, tais como uma manutenção adequada de contas, facilitando a gestão da relação com o cliente, e respondendo a ações judiciais, ou pedidos amparados em lei.

Por exemplo, a maioria das informações do cliente é mantida durante o período da relação contratual, e após o fim da relação contratual durante o período de tempo necessário para garantir o exercício, ou a defesa de ações judiciais. Quanto aos potenciais clientes, a informação é mantida durante 1 (um) ano.

Os cookies e outros dados de ligação e rastreio armazenados no seu dispositivo são mantidos por um período de 12 (doze) meses a partir da data de recolha.

 

6. QUAIS OS SEUS DIREITOS E COMO PODE EXERCÊ-LOS?

De acordo com os regulamentos aplicáveis, você tem os seguintes direitos:

  • Acessar: você pode obter informações relativas ao processamento dos seus dados pessoais e uma cópia dos mesmos.
  • Retificar: quando você considerar que os seus dados pessoais estão pouco precisos ou incompletos, você pode exigir que sejam alterados adequadamente.
  • Apagar: você pode exigir a supressão dos seus dados pessoais, na medida permitida por lei.
  • Restringir: você pode solicitar a restrição do processamento dos seus dados pessoais.
  • Opor-se: você pode opor-se ao processamento dos seus dados pessoais, por motivos relacionados com a sua situação pessoal. Você tem o direito absoluto de se opor ao processamento dos seus dados pessoais para fins de marketing direto, o que inclui a criação de perfis relacionados a esse marketing direto.
  • Retirar o seu consentimento: em caso de você ter dado consentimento para o processamento dos seus dados pessoais, você tem o direito de retirar o seu consentimento a qualquer momento.
  • Portabilidade de dados: quando legalmente aplicável, você tem o direito de recuperar os dados pessoais que nos forneceu ou, quando tecnicamente viável, de transferi-los para terceiros.

Se pretender exercer os direitos descritos acima, envie uma carta ou e-mail para o seguinte endereço:

 

 Arval Brasil Ltda., DPO Office,

Avenida Chedid Jafet, 222 – Bloco A - 2° andar – Vila Olímpia - São Paulo – SP - CEP 04551-065

ou privacidade@br.arval.com.

Por favor inclua uma digitalização/cópia do seu RG e CPF para fins de identificação.

 

8. COMO VOCÊ PODE ESTAR A PAR DAS ALTERAÇÕES A ESTE AVISO DE PROTEÇÃO DE DADOS?

Num mundo de constantes mudanças tecnológicas, poderemos ter de atualizar regularmente esta nota informativa.

Convidamos você a rever a última versão online deste aviso. Informaremos a você quaisquer alterações relevantes através do nosso site ou através dos nossos outros canais de comunicação habituais.

 

9. COMO PODE CONTACTAR-NOS?

Caso tenha alguma questão relativamente à nossa utilização dos seus dados pessoais nos termos desta nota informativa, envie uma carta ou e-mail para o seguinte endereço:

 

Arval Brasil Ltda., DPO Office,

Avenida Chedid Jafet, 222 – Bloco A - 2° andar – Vila Olímpia - São Paulo – SP - CEP 04551-065

ou  privacidade@br.arval.com e entre em contato com o nosso Responsável pela proteção de dados que investigará o seu pedido.

Se pretender saber mais sobre cookies e segurança, envie um e-mail para privacidade@br.arval.com.