Início > Arval Blog > Telemetria Tendencia Na Gestao de Frotas

Telemetria: tendência na gestão de frotas

Telemetria: tendência na gestão de frotas

sexta-feira, 13 Julho, 2018

A Telemetria tem se tornado uma grande aliada na gestão de frotas corporativas. Por meio deste sistema, é possível otimizar tempo, ganhar em produtividade, reduzir custos, melhorar a segurança no trabalho e ter mais controle operacional dos veículos.

Suas vantagens ajudam no dia a dia de uma corporação, pois com a Telemetria você conta com monitoramento do comportamento do condutor ao volante; monitoramento do cumprimento do roteiro dos funcionários; possibilidade de atuar de imediato; resultados em segurança e em gastos totais com a frota. E para o gestor de frotas que tinha como pretensão aprimorar seus processos de gestão, este recurso foi uma revolução.

Como funciona?

A Telemetria é um sistema de gestão e rastreamento avançado para tornar mais eficiente o gerenciamento da frota. Outros softwares de gestão têm meramente a função de registrar eventos “analógicos”, e nenhum deles penetra dentro do comportamento do veículo ou do condutor.

Esse sistema possibilita o acesso às informações e alertas de maneira rápida e eficaz, e o gestor poderá, a partir da Telemetria, ter acesso a relatórios gerenciais, melhores rotas e à quilometragem real rodada.

Benefícios

Permite monitorar os parâmetros de funcionamento do veículo, como velocidade, aceleração, frenagem, consumo, carga de bateria ou da atitude do condutor. Além de acompanhar a trajetória do veículo e produzir estatísticas relacionadas ao seu uso (eventos de sinistro, não conformidades, padrão de uso, etc.)

É possível programar as manutenções previamente pelo sistema e receber um alerta via e-mail informando que a data se aproxima. Desta maneira, atrasos, desgastes e problemas mecânicos serão evitados.

Em caso de roubo, pode-se bloquear o veículo via web, já que a localização dos veículos é acessada à distância. O controle de custos também é possível, pois por conta do sistema pode-se evitar deslocamentos desnecessários e controlar excessos de velocidade. 

A Telemetria traz segurança ao condutor, pois o simples fato de o condutor saber que está sendo monitorado tende a torná-lo mais atento e cuidadoso. E, consequentemente, estima-se o aumento da produtividade da equipe, já que o dia a dia do condutor pode ser programado.

Para que realmente haja uma alteração do padrão de comportamento mais impactante, é preciso que a gestão seja atuante e faça uso da Telemetria de forma rigorosa e padronizada, acompanhada por normas rígidas e bem divulgadas.

Um número muito grande de empresas já testou o recurso, aprovou-o e não cogita viver sem a Telemetria. Há um efeito significativo de sua utilização e a tendência é que mais e mais empresas adotem o sistema.

Na Arval, como somos uma empresa especializada em gestão de frota, isso faz com que não só entreguemos a Telemetria como solução, mas também o aconselhamento e consultoria por meio de relatórios mais completos. Nossa atuação é mais abrangente e engloba controle não só do veículo e do comportamento dos condutores, mas também custos, revisões de contratos, negociação com fornecedores etc.

Conosco você e sua equipe terão o suporte completo para a utilização deste sistema!

Clique aqui para entrar em contato e saber outros detalhes e informações.