Início > Arval Blog > Seguranca No Transito Se Faz Dentro Da Empresa Tambem

Segurança no trânsito se faz dentro da empresa também

Segurança no trânsito se faz dentro da empresa também

sexta-feira, 27 Julho, 2018

Como empresa Laço Amarelo, um dos objetivos da Arval é conscientizar sobre a segurança no trânsito, tanto fora quanto dentro da empresa.

Neste ano, no mês de maio, foram feitas campanhas do Maio Amarelo, movimento que tem o objetivo de reduzir os acidentes e transformar o trânsito em um lugar mais seguro para todos, chamando a atenção da sociedade para o alto índice de mortes em todo o mundo. E a Arval, como uma das empresas parceiras da campanha, acredita no avanço dessa consciência em prol da vida nas vias.

Os colaboradores de uma empresa que não investem na consciência de um trânsito seguro estão propensos a se envolverem mais em acidentes.  Além das dificuldades relacionadas à saúde do funcionário, isso pode trazer à empresa prejuízos com os afastamentos do trabalho por internação, tratamento médico, auxílio-doença, baixa produtividade e readaptação de funções.

Por sua vez, um funcionário/condutor treinado e consciente sobre as leis de trânsito leva a sério a responsabilidade social e assume a segurança e a responsabilidade atrás do volante como um compromisso. “Por isso, precisamos continuar e intensificar a conscientização para as boas práticas no trânsito”, comenta Rodrigo Amaral, diretor de Operações da empresa.

As boas práticas de segurança para os motoristas devem ser adotadas e incentivadas pelas empresas. Algumas atitudes no trânsito podem fazer toda a diferença:

- Não dirigir cansado ou com sono;

- Não ingerir álcool e pegar no volante;

- Utilizar o cinto de segurança;

- Respeitar as regras de trânsito e sinalizações;

- Não utilizar o celular enquanto dirige.

Na Arval, além de trabalharmos diariamente a questão da segurança no trânsito em nossas redes sociais, essa ideia também está presente dentro da empresa. No dia 18/05, realizamos um evento de conscientização no trânsito que contou com um circuito interativo que promoveu uma experiência diferente aos nossos colaboradores e clientes. As atividades principais consistiram em jogos sobre o tempo de reação ao volante numa situação de risco, que não muda muito de pessoa para pessoa, porém pode aumentar por conta da falta de atenção; mostrar o percentual de álcool nas bebidas e quanto tempo o corpo leva para eliminá-lo; e uma dinâmica que simulou o estado de embriaguez por meio de óculos especiais que os participantes tinham de usar e andar em uma linha reta e entre cones.

Acreditamos que, ao promovermos a consciência por um trânsito mais seguro, estamos fazendo a nossa parte para que mais empresas e os seus colaboradores entendam que a segurança nas vias é uma questão prioritária de cidadania.