Home > Arval Blog > Saiba Mais Sobre Como Funciona o Rodizio Na Cidade de Sao Paulo

Saiba mais sobre como funciona o rodízio na cidade de São Paulo

Saiba mais sobre como funciona o rodízio na cidade de São Paulo

sexta-feira, 5 Julho, 2019

Assim como outras cidades do País, São Paulo tem leis de trânsito específicas em seu território municipal. Uma delas, e a que, provavelmente, mais impacta na vida do paulistano, é o rodízio.

Por ser uma das maiores metrópoles do Brasil, a cidade de São Paulo, que atualmente conta com a presença de 12 milhões de habitantes, enfrenta alguns problemas relacionados à mobilidade por causa do trânsito caótico da região. De acordo com o Detran-SP, até a metade do ano de 2018, o número de automóveis circulando pela cidade cresceu ainda mais, chegando a 8.760.352 unidades.

Como forma de solucionar este problema, que afeta diretamente a qualidade de vida dos paulistanos, a Prefeitura Municipal criou, em 1997, o rodízio de veículos, que tem o objetivo de diminuir a quantidade de automóveis circulando pela cidade ao longo da semana.

O rodízio em São Paulo acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h e das 17h às 20h., Fica suspenso aos finais de semana, feriados e, geralmente, em emendas. Nos horários de restrição, carros com placas que terminem com determinado número, não podem circular, sendo sujeitos à cobrança de multa, no valor de R$ 130,16, caso a lei não seja cumprida.

Veja a seguir o dia de rodízio para cada placa:

  • Segunda-feira: placas com finais 1 ou 2
  • Terça-feira: placas com finais 3 ou 4
  • Quarta-feira: placas com finais 5 e 6
  • Quinta-feira: placas com finais 7 e 8
  • Sexta-feira: placas com finais 9 e 0

No entanto, veículos que prestam serviços básicos à população como ambulâncias, veículo dos correios, de coleta de lixo, carros de meios de comunicação, transportes públicos, escolares e táxis podem rodar pela cidade diariamente sem restrição

Então, se você mora, trabalha ou, simplesmente vem visitar a cidade de São Paulo, fique atento à numeração da sua placa para não ser pego de surpresa por uma multa de rodízio.