Home > Arval Blog > Importancia Da Calibragem Do Pneu

Por que a calibragem dos pneus é importante para sua segurança e boa para o seu bolso?

Por que a calibragem dos pneus é importante para sua segurança e boa para o seu bolso?

segunda-feira, 29 Abril, 2019

Quando você pensa na revisão do seu veículo, provavelmente a calibragem dos pneus é a última coisa que vem em sua mente. No entanto, este é um item muito importante em seu carro e o cuidado com ele pode evitar acidentes nas ruas, estradas e no seu bolso.

É comum que os pneus de seu veículo percam cerca de 1 libra de pressão todo mês, mesmo que as tampinhas das válvulas de calibragem estejam devidamente posicionadas, mas, quando não se tem essa peça, o esvaziamento da pressão pode ser bem maior. Com isso, o consumo de combustível do seu automóvel pode aumentar consideravelmente.

Levando em consideração que a cada 1 libra de pressão a menos no seu pneu equivale a um aumento de consumo de combustível de 0,3% por quilômetro rodado, podemos dizer que, se você está há 5 meses sem calibrar o seu pneu (considerando que eles estejam com a tampinha das válvulas em bom estado e bem ajustados), cada um perdeu, ao logo do tempo, pelo menos 5 libras de pressão. Ao multiplicarmos a perda de ar com a quantidade de pneus, teremos um total de 20 libras a menos no seu carro. Quando convertemos isso para quantidade de combustível consumido, chegamos à conclusão de que, o seu carro teve um aumento de 6%. Ou seja, a cada 16 tanques inteiros de combustível (o que daria, aproximadamente 3 tanques por mês), você desperdiçou pelo menos 1 por não calibrar seus pneus.

Além disso, quando o seu carro anda com a pressão abaixo do recomendado, ele acaba gerando mais calor nas laterais do veículo e com isso, o desgaste dos pneus aparece mais rapidamente. Aí não tem solução. Precisa trocar!

Além do prejuízo no bolso, dados do Departamento de Transporte Norte Americano apontam que veículos que rodam com apenas 25% da pressão recomendada dos pneus possuem 3 vezes mais chances de se envolverem em acidentes.

Também é importante relembrar que poucas libras a menos já podem afetar a dirigibilidade do seu automóvel, enquanto a pressão acima do recomendado pode aumentar a distância de frenagem dele, uma vez que  isso diminui o seu contato com o solo e, por sua vez, reduz a aderência dos pneus. Atrelando esses fatores às condições climáticas da ocasião, o resultado pode se agravar ainda mais.

Por isso, é importante lembrar-se de fazer a calibragem do seu veículo pelo menos uma vez a cada 15 dias, seguindo as orientações apresentadas no manual do seu carro. Além disso, nós preparamos algumas dicas sobre cuidados com pneus que você pode ver no vídeo no começo da nossa página.

A Arval se preocupa com a segurança no trânsito. Ajude-nos a fazer um trânsito mais seguro.