Início > Arval Blog > Implantacao Das Novas Placas Veiculares Padrao Mercosul

A implantação das novas placas veiculares padrão Mercosul

A implantação das novas placas veiculares padrão Mercosul

segunda-feira, 21 Janeiro, 2019

Em dezembro de 2018 entrou em vigor a nova regulamentação das placas dos automóveis brasileiros. A ideia é estabelecer um padrão único para as placas veiculares de todos os países do Mercosul.

A nova placa contém um código de barras e marca d'água, o que facilita a verificação do carro e elimina, quase que completamente, as chances de clonagem e falsificação. De acordo com o site do Detran, no Estado de São Paulo a adoção do novo modelo de placas ocorrerá a partir de 30 de junho de 2019 para o registro de veículos 0 km, transferência de município ou de propriedade, ou quando houver a necessidade de substituição das placas (em procedimentos como mudança de categoria e 2ª via de placas). Já para os demais casos, ficará a critério do proprietário do veículo antecipar a substituição das placas do modelo atual, também a partir de 30 de junho de 2019.

 

Apesar das idas e vindas da decisão, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) havia determinado a data limite em cada Estado para substituir o atual modelo pelo novo. Em Cascavel - Paraná, a mudança começou a valer a partir do dia 17 de dezembro, mas agora, um mês depois, as opiniões ainda estão bem divididas em relação a nova regra.

 

Muitos motoristas ainda estão com dúvidas, por exemplo, de como cadastrar a nova placa nos estacionamentos regulamentados, já que as máquinas só aceitam informações da configuração antiga, com três letras primeiro e depois quatro números.

No entanto, com a mudança, as novas placas passaram a ter caracteres diferenciados com letras e números misturados para identificar os carros particulares, oficiais, comerciais etc. As placas terão cores diferentes. O fundo se manterá o mesmo, mas o que irá mudar serão as cores das letras de acordo com o título que cada uma representa.

PRETO: Particular

OFICIAL: Azul

COMERCIAL: Vermelho

DIPLOMÁTICO: Laranja

ESPECIAL: Verde

COLECIONAMDOR: Cinza

A placa do seu carro é a do modelo atual? Não precisa se preocupar! Você não precisa, mas pode trocar se quiser, é só verificar o valor da troca, que pode variar do Departamento de Trânsito (Detran) de cada estado. 

Se você dirige um carro da Arval, fique tranquilo! Para os veículos novos ou em troca de placa, estamos atendendo as definições do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) de acordo com o calendário definido por cada estado.

 

 

 

 

Créditos de imagem: Revista Auto Esporte