Home > Arval Blog > 4 Indicadores Para Monitorar Constantemente Sua Frota

4 indicadores para monitorar constantemente sua frota

4 indicadores para monitorar constantemente sua frota

segunda-feira, 3 Fevereiro, 2020

Monitorar, cruzar dados e informações e agir para implementar melhorias são etapas fundamentais para qualquer negócio.

Quando o assunto é Gestão de Frotas, a análise de indicadores mostra-se ainda mais importante, sendo capaz de impactar diretamente nos custos da empresa e possibilitar ganhos em produtividade.

Nesse sentido, um dos principais pontos a se considerar é a gestão carro a carro, que irá permitir, por exemplo, avaliar o comportamento de cada condutor, o consumo de combustível, a quilometragem utilizada, os sinistros, entre outros. É certo que ter um olhar criterioso nessa hora ajuda - e muito - a economizar no fim do dia.

Outro ponto importante é estabelecer metas e prazos realistas para promover mudanças após as análises de dados e fatos, utilizando as ferramentas corretas de gestão e acompanhamento.

Abaixo, separamos 4 indicadores que merecem uma atenção especial e devem ser monitorados constantemente:

 

Rastreamento

A Telemetria é um sistema de gestão e rastreamento avançado para tornar mais eficiente o gerenciamento da frota. Dessa forma, ela tem se tornado uma grande aliada na gestão de frotas corporativas. Por meio deste sistema, é possível otimizar tempo, ganhar em produtividade, reduzir custos, melhorar a segurança no trabalho e ter mais controle operacional dos veículos.

Esse sistema possibilita o acesso às informações e alertas de maneira rápida e eficaz, e o gestor poderá, a partir da Telemetria, ter acesso a relatórios gerenciais, melhores rotas e quilometragem real rodada.

Em caso de roubo, pode-se bloquear o veículo via web, já que a localização é acessada à distância. O controle de custos também é possível, pois por conta do sistema pode-se evitar deslocamentos desnecessários e controlar excessos de velocidade.

A Telemetria traz ainda segurança ao condutor, pois o simples fato de o condutor saber que está sendo monitorado tende a torná-lo mais atento e cuidadoso.

 

Sinistralidade

Esse é um indicador muito importante e que necessita de uma avaliação individual de cada motorista. Com ele, é possível verificar os índices de acidentes ou outras avarias que tragam danos ao veículo, inclusive roubos.

A partir do cruzamento de dados, é possível identificar padrões erráticos dos motoristas ou de fatores externos e atuar para minimizar determinados riscos, como locais e vias mais perigosas em relação a roubos e furtos ou acidentes, ou ainda o custo para reparo de determinados modelos de veículos, por exemplo.

 

Custos ocultos

Podem ser considerados custos ocultos despesas com Assistência 24h, seguro, gestão dos pneus, documentação e multas.

Analisando cuidadosamente as multas, por exemplo, é possível entender quais são os motoristas mais descuidados e compreender inclusive padrões de comportamento inadequados no trânsito, possibilitando assim investir em cursos de reciclagem e de direção.

Um olhar atento para estes itens serve para evitar ou controlar melhor gastos inesperados ao longo do ano.

 

Gastos com Combustível / quilometragem

Somente a partir de um olhar detalhista para o consumo de combustível diário de cada um dos veículos de sua frota é que será possível redesenhar processos para evitar gastos desnecessários com o combustível.

Entre as possíveis melhorias, estão a manutenção preventiva que, se realizada de maneira correta, irá contribuir para que o veículo não consuma mais combustível que o necessário. Passando pela otimização do planejamento de rotas, até a implementação de treinamento de direção defensiva para a equipe em questão.

A devida atenção e cuidado estes pontos irá contribuir de maneira significativa para uma gestão profissional e qualificada de sua frota, otimizando seus custos e a sua performance diária.

 

Gostou destas dicas? 

Baixe agora mesmo o e-book e saiba mais!